A prefeita Micarla de Sousa reabriu, às 16 horas desta quarta-feira (25), a unidade mista de saúde de Mãe Luiza, que estava fechada desde outubro do ano passado por causa de uma interdição ética do Conselho Regional de Medicina (CRM/RN). O local agora conta com um pronto- atendimento 24 horas, estruturado, e equipe médica completa, além dos atendimentos ambulatoriais. “Estamos devolvendo a comunidade um serviço essencial que não poderia deixar de ser oferecido. A unidade funcionará com todos os padrões de qualidade que a população merece”, disse Micarla de Sousa.

Segundo a diretora da unidade de saúde de Mãe Luiza, Ana Maria de Almeida Costa, na reforma, que custou investimentos de R$ 109 mil, foi realizada a pintura do prédio, o retelhamento do local e a aquisição de novos equipamentos, como por exemplo para o atendimento em casos emergenciais de Acidente Vascular Cerebral (AVC), exames laboratoriais, além da compra de desfibriladores e cardiogramas.

A unidade, que terá serviços de urgência e emergência 24 horas, ganhou também novas salas de reanimação, de pequenas cirurgias, repouso e observação e readequação da sala da enfermaria. O local possui ainda clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais e ginecologistas, que farão cerca de 500 atendimentos por dia.

Investimento

A chefe do executivo natalense convocou a população do bairro para cuidar da unidade de saúde como se fosse sua própria casa. “Este foi mais um sonho tornado realidade, do qual agradeço muito aos moradores da comunidade, que muito cobraram sua reabertura. Mãe Luiza tem gente de bem que merece o melhor atendimento”, afirmou Micarla de Sousa.
A prefeita do Natal informou que em 2009 o município deverá investir 30% de seu orçamento em saúde, ao invés dos 15% determinados constitucionalmente. “Se por algum motivo a unidade não funcionar a contento, voltem a me procurar para que os problemas sejam resolvidos. Quero que vocês sejam meus fiscais”, ressaltou a prefeita.
Depois do descerramento da placa de reabertura da unidade, que foi inaugurada inicialmente em 1976, Micarla de Sousa fez uma visita técnica, conhecendo os serviços prestados à população.
“Sabemos da complexidade que envolve a área da saúde. Passamos por inúmeras dificuldades para reorganizar o setor. Como esta área é prioritária na gestão da prefeita Micarla de Sousa, não poderíamos permitir que uma unidade tão importante como esta permanecesse fechada”, informou o secretário municipal de Saúde, Levi Jales. O CRM interditou a unidade por falta de equipamentos necessários para atendimentos emergenciais e equipe médica incompleta, em outubro de 2008.