A Coordenação do Programa DST/AIDS do Município de Natal lançou hoje à tarde uma campanha de mobilização nacional pela criação de políticas públicas para crianças com aids. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contou com a presença do Fórum Articulação Aids, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e da Atrevida, Associação dos Travestis do RN. Juntas essas entidades levantaram a bandeira para a criação de políticas públicas direciondas especialmente para as crianças brasileiras.

"Completamos 30 anos de epidemia de Aids no Brasil e não contamos com assitência para as crianças que foram infectadas durante esse tempo.", explica a coordenadora municipal do Programa DST/AIDS, Solange Setta Machado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui hoje 37 mil crianças infectadas pelo vírus HIV. No RN não existem números concretos sobre a doença em crianças, mas o estado já possui cerca de 2.500 pessoas convivendo com a doença. Outras 10 mil estão infectadas e ainda não sabem, pois não apresentaram os sintomas.

O Município de Natal sai na frente em busca de políticas públicas para as crianças com AIDS. Natal é a 1ª capital do Nordeste a apresentar interesse pela elaboração de diretrizes que protejam menores. A realização do exame Pré Natal é um dos fatores que mais contribuem para a diminuição do número de crianças infectadas.