O novo projeto do Departamento das Mulheres - DM, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), intitulado Beleza da Gente, irá qualificar ainda esse ano 50 mulheres. Elas serão beneficiadas com um curso de cabeleireiro, parceria do DM com o Departamento de Qualificação Profissional – DQP. O curso tem início previsto para o dia 28 deste mês e segue, de segunda a sexta, até 10 de dezembro. Serão oferecidas duas turmas no Centro Público de Cidade Alta, nos horários da manhã e da tarde.

A coordenadora do setor de Capacitação e Geração de Renda do DM, Elza Dantas, explica que a ação da Semtas levou em conta os interesses das mulheres assistidas. “Através de levantamento realizado durante os atendimentos feitos pela Semtas, constatamos que o curso de cabeleireiro era o mais desejado”, informa. A destinação das vagas ficou então acertada de maneira que 30 delas serão para mulheres assistidas pelo DM, e as outras 20 para beneficiárias do Bolsa Família.

Essa semana o DM se reuniu com a Secretária Adjunta de Integração Social, Josi Pontes, a coordenadora do DQP, Socorro Costa, a equipe de qualificação que ministrará os cursos e mulheres atendidas pelo DM. O objetivo do encontro foi apresentar às beneficiadas o Projeto Beleza da Gente e informar sobre o curso, que terá carga horária de 200 horas. “O que será ensinado a essas mulheres não se limita apenas às técnicas do ofício – envolve também conhecimentos sobre como lidar com a clientela, como gerir seu próprio negócio e conquistar independência financeira”, reforça Elza. “Todo o trabalho desenvolvido nesse sentido tem como pilares estruturantes a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho, a criação de oportunidades e o combate à violência doméstica”, destaca a Secretária Adjunta de Integração Social.

Na fase final do curso, as 50 mulheres beneficiadas receberão orientações sobre como conseguir microcrédito para financiamento de pequenos empreendimentos e receberão kits da empresa Inoar que, graças à parceria firmada com a Semtas, deverá orientar sobre o uso dos produtos fornecidos.