A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), entregou às 15h desta terça-feira (15/09)  280 kits de fardamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) para o Núcleo de Ação Social (NAS) Dom Bosco, em Gramoré. O kit composto por tênis, meia, calça ou short e camisa foi entregue pela gestora da Semtas, Rosy de Sousa.

Há dois anos sem receber fardamento, as crianças e adolescentes atendidos pelo PETI agora são contempladas com kits cujo investimento total ultrapassa os R$ 177 mil reais. “É uma forma de valorizar nossas crianças, integrá-las ao ambiente e ao núcleo social”, enfatiza Rosy de Sousa. Até o próximo mês, todos os 1.780 usuários do PETI estarão com o novo fardamento em mãos.

Durante a entrega dos uniformes, as crianças e adolescentes do NAS Dom Bosco fizeram apresentações culturais, com a orquestra de violão e o grupo de flauta, de dança e capoeira. “As crianças ficam muito orgulhosas em demonstrar o que aprendem aqui. São talentos lapidados, reconhecidos em seu valor. Fazem o que deveriam fazer – estudam, brincam, praticam atividades diversas e ficam longe do trabalho infantil”, destaca a coordenadora do NAS Dom Bosco, Maria de Lurdes.

Nesta quarta-feira (16/09) e quinta-feira (17/09) serão entregues os kits de fardamento ao NAS Transpetro e Cidade da Esperança, respectivamente. Ambos eventos têm início às 15h e na ocasião serão entregues 380 kits aos dois núcleos.

Na última sexta-feira (11) foram entregues 170 kits de fardamento para o NAS Beira Rio. Célia Santos, mãe de quatro crianças que freqüentam o núcleo, opinou positivamente sobre o novo uniforme. “Meu menino nunca teve farda. Ele herdou a das irmãs mais velhas, que já era muito usada, cheia de buracos e remendos. Todos os meus quatro filhos gostaram bastante do uniforme novo, até porque antes não tinham tênis e agora eles têm”, comenta agradecida a mãe.

O PETI combate todas as formas de trabalho infantil, e para cada criança ou adolescente afastado das atividades precoces, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais). Entre as atividades realizadas no programa estão as oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, prática de esportes e recreação, oficinas de cidadania e reforço escolar.

Além disso, a ação também promove trabalho de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social.

O Instituto Dom Bosco promove atualmente, além das atividades pedagógicas realizadas em parceria com o PETI, um curso de esporte e lazer para os adolescentes do Programa Projovem. O objetivo é formar instrutores recreativos que trabalhem com crianças.