A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), por meio de sua Gerência Técnica de Meio Ambiente, encerrou nesta terça-feira (15/09), um treinamento com todos os fiscais da Companhia. O objetivo da Urbana é preparar estes fiscais para que possam orientar comerciantes e consumidores em relação ao destino adequado para pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

De acordo com a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nº 401, de 4 de novembro de 2008, dentro do prazo de 24 meses a contar da publicação desta, todos os estabelecimentos comerciais devem dispor de urnas para o recebimento das pilhas e baterias e posteriormente encaminhá-las aos seus respectivos fabricantes.

“O papel do fiscal será orientar o lojista e posteriormente verificar se a empresa possui a guia de remessa que comprove que o estabelecimento está dando o destino adequado a esse tipo de material”. Afirma, Roberto Saraiva, Chefe de Meio Ambiente da Urbana.

A gerência técnica de meio ambiente da Urbana iniciou há alguns meses o trabalho de conscientização e orientação aos comerciantes sobre os procedimentos adequados em relação a tais produtos. Foram visitados 8 Shoppings Centers e um ofício foi expedido solicitando uma reunião com gerentes e responsáveis pelos grandes departamentos logistas (lojas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, etc).

“Estamos intensificando os trabalhos e nos reunindo com os comerciantes e lojistas a fim de nos prepararmos para cumprir as determinações do CONAMA. Sabemos do prejuízo que esse tipo de material trás para o meio ambiente e o objetivo da Urbana é contribuir para uma cidade com desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade ambiental”. Concluiu, Édson Zuza, Gerente de Meio Ambiente da Urbana.