O secretário municipal de Educação, Elias Nunes, esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (25), com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Rafael Godeiro, para firmar um convênio entre a Justiça e a Prefeitura Municipal de Natal com o objetivo de levar o projeto “Justiça e Escola” às 66 unidades de ensino fundamental da rede da capital. A assinatura do convênio pela prefeita Micarla de Sousa deverá acontecer até o próximo mês.

O projeto “Justiça e Escola”, coordenado no TJRN pela juíza Maria Zeneide Bezerra e na Secretaria Municipal de Educação (SME) pelo Departamento de Atenção ao Educando, consiste na disseminação do conhecimento do Poder Judiciário para alunos do ensino fundamental.

Nas salas são realizadas aulas, oficinas e debates direcionados ao tema, tendo como base os pilares do Programa: O Caráter Conta (Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Ética e Cidadania); visitação às unidades que compõem o Poder Judiciário; e a visita de magistrados e servidores da Justiça às Escolas. O projeto também capacita os professores para que atuem como multiplicadores dos conceitos abordados pelo programa, como cidadania e direitos e deveres contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O secretário Elias Nunes destacou o total interesse em firmar o convênio tendo em vista a necessidade do resgate dos valores de ética, honestidade, cidadania, valorização das instituições e da família. O desembargador Rafael Godeiro disse existir uma boa semente plantada nas 22 escolas que aderiram ao projeto, desde 2007, e o desejo é de consolidar a extensão a todas as escolas de ensino fundamental.
Também participou da reunião, o chefe de gabinete da SME, Lúcio Brandão, e uma das responsáveis pelo projeto “Justiça e Escola” do TJRN, Francineide.
tícia aqui