Com o objetivo de contribuir cada vez mais para a limpeza da cidade, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) adquiriu um sistema eficiente de lixeiras denominado Molok. Trata-se de um grande recipiente desenvolvido para o armazenamento e coleta mais eficiente de todos os tipos de lixo.

44 Moloks foram locados pela Companhia, a fim de atender inicialmente, aos pontos onde é comum o depósito irregular de lixo. Destes, 37 já foram instalados em vários pontos da cidade, entre eles, as praias urbanas, a feira das rocas, o bairro de Mãe Luiza, as lagoas do Preá e Jacaré, mercados públicos, entre outros. Até este final de semana, todos os moloks estarão instalados.

“Conheci o sistema Molok em uma viagem que fiz a São Paulo e verifiquei de perto a qualidade do serviço. Somos a terceira cidade do Brasil a contratá-lo e a primeira do nordeste. É importante investirmos no sentido de aumentar a eficiência do nosso sistema de limpeza e o Molok além de ser ecologicamente correto é muito mais econômico”. Afirma Bosco Afonso, Diretor Presidente da Urbana.

As grandes lixeiras ocupam menos espaço que os tradicionais conteiners e armazenam maior quantidade de lixo, sem exalar odores e sem proliferar insetos, já que são tampadas.

Evo Desembrino, morador do Alecrim e freqüentador assíduo da Praia de Ponta Negra, considera a ação positiva por tornar a coleta de lixo mais eficiente e higiênica. Mas, acredita que a medida só se completa com um trabalho educativo. “Parabenizo a ideia e aproveito para sugerir campanhas educativas para que a população se convença de que o destino do lixo é no lixo, afirmou”.