A titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas, Rosy de Sousa, esteve hoje pela manhã na abertura do XIII Seminário Nacional e IV Internacional Mulher e Literatura, dois eventos que irão discutir, até a próxima sexta-feira (4), questões relativas à mulher e sua representação na literatura através de conferências, mesas redondas e oficinas. A solenidade de abertura teve início às 9h, no Hotel Praia Mar.

Na ocasião, a Secretária falou sobre as ações desenvolvidas pela Semtas com o foco na mulher. “A reforma administrativa do Município possibilitou a abertura da Secretaria de Integração Social, que vai tratar das questões relativas à mulher com ainda mais destaque. Estamos continuamente investindo em qualificação profissional e incentivando os núcleos de produção, para garantir a autonomia e a independência financeira da mulher”, ressaltou a gestora. A titular da pasta falou também da importância do Departamento de Equidade Social, que trata da questão de gêneros, e das novas ações e projetos voltados para mulheres. “Sabemos da importância de políticas públicas específicas que visem à proteção social de determinados segmentos, em especial da mulher. Por isso, a Prefeitura irá criar, no próximo ano, a Secretaria de Políticas para Mulheres”, revelou.

Para o evento, a Prefeitura disponibilizou ainda 150 vagas para os profissionais da rede municipal de educação. "Temos certeza que a participação dos educadores municipais trará benefícios não só aos profissionais, mas também aos alunos que passam a contar com professores cada vez mais qualificados e inseridos em novos conhecimentos", diz Rosy de Sousa.

Essa edição do seminário, que acontece a cada dois anos, é uma realização da Universidade Potiguar, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - Centro de Formação de Profissionais da Educação (IFESP). As homenageadas deste ano são a potiguar Diva Cunha – poetisa, acadêmia e ensaísta que atualmente integra o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, e a portuguesa Maria Tereza Horta – poetisa, ficcionista, ensaísta e jornalista.
“Natal e Lisboa são cidades irmãs. Fico muito honrada com o intercâmbio proporcionado aqui no âmbito da literatura. Mas não devemos parar por aí, precisamos buscar cada vez mais parcerias com os lisboetas”, finalizou Rosy de Sousa.