Formação Docente na Escola Inclusiva – Diálogo como fio tecedor (Editora Mediação) é título e tema do livro da professora Doutora, Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira, que será lançado nesta quinta-feira, 27 de agosto, na Potylivros do Shopping Orla Sul, a partir das 19h. O livro é fruto de sua tese de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E, de acordo com ela, é fruto de vários anos de pesquisa e observação em experiências dentro de sala em escolas públicas de Natal, particularmente nas Escolas Municipais Irmã Arcângela e Francisco Varela e na Escola Estadual Augusto Severo. Luzia Medeiros tem experiência com a temática de inclusão há 18 anos e é educadora tanto na SME, quanto na Secretaria Estadual de Educação.

O conceito de inclusão dentro da escola já é algo absorvido na realidade do professor. Seja por força da Lei, seja por força conceitual os professores têm conhecimento sobre o que é e como se dá a inclusão. Entretanto, no entendimento de Luzia Medeiros, ainda existe um longo caminho pela frente: “Desde que se começou a trabalhar o conceito de inclusão, no final dos anos 80, até hoje se luta pela sua concretização. O que podemos dizer é que atualmente, as escolas estão num processo avançado de inclusão, embora ainda não se tenha conseguido estabelecer a educação inclusiva nos moldes dos documentos oficiais”, resumiu.

Segundo Luzia Medeiros, o “cerne” do título Formação Docente na Escola Inclusiva - Diálogo como fio tecedor, é a proposta de uma formação docente continuada e em serviço e que esteja agregada a um acompanhamento pedagógico sistematizado. “Os professores reclamam de duas coisas sérias: a formação e o acompanhamento pedagógico. Então, a partir dessa percepção, sentimos que havia a necessidade de uma formação dialógica participativa e colaborativa na comunidade escolar – incluindo aí professores, gestores, demais membros da escola - sem esquecer também a importância do papel das Secretarias de Educação”, completou a escritora.

De acordo com explicações da professora Doutora, a Escola Inclusiva é um conceito que tem cerca de 20 anos e surgiu como um movimento social no qual se pretende que todos os alunos tenham acesso à escola regular. Tanto para quem não tem, quanto para aqueles que têm necessidades especiais educacionais, os quais segundo a nova política de educação inclusiva do MEC, se caracterizam em três grupos: pessoas com deficiência (física ou mental), superdotados/altas habilidades e pessoas que apresentam distúrbios globais de desenvolvimento.

É importante ressaltar também dentro da visão desse conceito que inclusão não significa integração. Ou seja, todo o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula deve estar atento às necessidades do indivíduo e, portanto, deve “se adequar” às realidades apresentadas. Só assim todas as pessoas, com ou sem deficiência, superdotados, hiperativos, entre outros, terão as mesmas oportunidades para seu pleno desenvolvimento.

 
Lançamento do livro
 

Formação Docente na Escola Inclusiva - Diálogo como fio tecedor

Autora: Luzia de Fátima Medeiros de Oliveira
Dia: Quinta-feira, 27 de agosto
Hora: 19h

Local: Potylivros do Shopping Orla Sul, na Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Preço: R$ 36.