A Prefeitura do Natal realizou na tarde desta segunda-feira (24) uma audiência pública para apresentação dos estudos ambientais e urbanísticos do Complexo Arena das Dunas, que estão sob a análise da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A previsão é que o resultado da licença prévia do projeto seja divulgada na próxima quinta-feira, dia 27.

A apresentação ocorreu no auditório Fernando Bezerra, no Sebrae, e teve como objetivo tirar as dúvidas da população com relação ao estádio e ao estacionamento que serão construídos para a Copa de 2014. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra, afirmou que o está acontecendo em Natal é inédito e importante para a cidade. “Levar informações para o natalense faz parte do processo. A gente está procurando ser o mais transparente possível.”

Está marcado para esta terça-feira (25) um encontro com o Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam), no qual os conselheiros darão o veredicto final a respeito do projeto.

Além de Kalazans Bezerra, participaram da mesa de apresentação o secretário adjunto de Fiscalização e Licenciamento, Daniel Vasconcelos, e o secretário adjunto de Turismo do Estado, Túlio Fernandes. Entre os convidados estavam o procurador geral do Município, Bruno Macedo; a procuradora do Município, Cássia Bulhões; o presidente da Comissão de Direito Ambiental, Marcelo Maranhão; e o secretário municipal de Planejamento, Augusto Viveiros.

O Complexo Arena das Dunas vai ocupar uma área de 45 hectares no bairro de Lagoa Nova e o estacionamento terá capacidade para 2 mil veículos, entre oficiais, imprensa e convidados “Vips”. A população vai estacionar nos arredores e terá acesso através de ônibus especiais, previamente estabelecidos para fazer esse transporte.
“Estamos seguindo uma determinação da Fifa que prioriza a segurança e o trabalho de transmissão dos profissionais que irão divulgar os jogos para todo o mundo”, explicou o secretário adjunto Daniel Vasconcelos.

O coordenador da equipe multidisciplicinar, Leonardo Tinoco, apresentou o Relatório Ambiental Simplificado (RAS), junto com os responsáveis pelo projeto arquitetônico.
Além de entidades de classe representantes da sociedade civil, do poder público estadual e municipal, estudantes de arquitetura e engenharia também compareceram à audiência, que recebeu ainda os vereadores George Câmara e Raniere Barbosa. A população ainda pode dar sugestões antes de o projeto final ser aprovado e entregue à Fifa, no próximo dia 31 de agosto.