Na semana em que a Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, assina o Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Rosy de Sousa, recebeu a bancada feminina da Câmara, composta pelas vereadoras Júlia Arruda e Sargento Regina, e representantes do Fórum de Mulheres e do Coletivo Leila Diniz para discutir as políticas públicas voltadas para as mulheres no município.
Entre as ações desenvolvidas pela SEMTAS, que já contemplam as diretrizes do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e se encontram atualmente em fase de análise no Governo Federal, constam; a criação de um Centro de Atendimento da Zona Norte, para prover assistência a mulheres vítimas da violência; reestruturação da Casa Abrigo Clara Camarão, para melhor atender à crescente demanda, e ainda a realização de um Seminário para capacitar os profissionais da área da assistência social, educação, saúde, turismo e operadores dos direitos.
Além disso, outros dois Projetos aguardam o aval do Governo Federal. Um deles é o Projeto Mãos que Constroem. Voltado à construção civil, propõe a qualificação de 96 mulheres para trabalhar como pintoras, encanadoras, eletricistas e pedreiras de revestimento argamassa e cerâmico, empregando, no mínimo, 50% das beneficiadas pelo projeto. O outro, intitulado Mulheres Produzindo e Conquistando Direitos, deverá capacitar 60 mulheres associadas da Sociedade Beneficente São Sebastião, com investimentos voltados para a modernização e ampliação da atividade artesanal do grupo.
Segundo a Secretária da SEMTAS, as políticas para mulheres já têm verba garantida e serão incluídas no Plano Plurianual (PPA). A gestora deverá agendar uma reunião com a Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) para detalhar como será estruturada a Secretaria da Mulher, ainda em fase de criação.
 Durante o encontro, a vereadora Júlia Arruda falou à Secretária sobre a Frente Parlamentar do Trabalho, cuja primeira reunião acontece nesta quinta-feira (13), e também sobre o seu projeto de lei que cria a central de atendimento “Fala Mulher”, cuja intenção é oferecer informações a respeito dos serviços públicos oferecidos à mulher no âmbito municipal. “Será um instrumento a mais para encaminhar as mulheres ao mercado, aos cursos de capacitação e para dar apoio às vítimas de violência doméstica”, ponderou a vereadora.
Rosy de Sousa aprovou a idéia, reforçando que o fortalecimento da política de trabalho para as mulheres deve ser prioridade. “A geração de emprego e renda é de suma importância para a independência feminina”, frisou a gestora.