A prefeita Micarla de Sousa conferiu de perto, no início da tarde desta quarta-feira (12), a movimentação inicial dos tratores que irão recapear a avenida Romualdo Galvão, primeira das quatro ruas de Natal incluídas este ano no Programa de Revitalização de Vias (PRV). “É um processo inovador em todo o Nordeste”, enfatizou a chefe do executivo municipal, lembrando que há cerca de 20 anos não era realizado um trabalho desse tipo em algumas vias da capital.

O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), foi iniciado pelo trecho da Romualdo Galvão entre a Lima e Silva e a Miguel Castro e a conclusão do recapeamento da avenida deve durar cerca de um mês, abrangendo toda sua extensão até a praça Augusto Leite, no Tirol. A rua São José e as avenidas Jaguarari e Prudente de Morais serão as demais beneficiadas até o final do ano, totalizando 80 mil m2.

Micarla de Sousa destacou o investimento de R$ 5 milhões no programa e enfatizou o “componente ambiental” do projeto. O asfalto antigo, retirado das vias, será reciclado e, com a adição de mais 20% de produto novo, poderá ser utilizado na pavimentação de até 8 km de novas ruas.

O titular da Semobi, Kelps Lima, ressaltou que o início das obras comprovam a integração entre as políticas públicas da Prefeitura de Natal. “Iremos fazer o trabalho interditando faixa por faixa, para causar o mínimo transtorno possível aos motoristas”, avisou. O secretário ressaltou que três das quatro vias beneficiadas já fazem parte do projeto Via Livre, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semobi).

Já o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Demétrio Torres, lembrou da importância do reaproveitamento dos resíduos do asfalto antigo. “Isso vai representar uma grande economia”, apontou.

O Programa de Recuperação de Vias (PRV) conta ainda com participação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que executará ações de acessibilidade; da Urbana, responsável pela limpeza; da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que cuidará da iluminação das vias e dos canteiros. A Semob efetuará a sinalização.