A titular da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (SEHARPE) Diana Motta recebeu na manhã dessa terça-feira (11) na sede da secretaria o grupo de moradores do Passo da Pátria para debater a respeito do projeto urbanístico que está sendo realizado na comunidade. Estiveram presentes na reunião o secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (SEMOPI), Sueldo Medeiros, o vereador Heráclito Noé (PPS) e o secretário Adjunto SEHARPE Francisco Canindé.

A sugestão da reunião partiu da secretária para esclarecer as principais dúvidas dos moradores da comunidade após a realização da audiência pública ocorrida na manhã dessa segunda-feira (10), no plenário da Câmara Municipal de Natal para tratar do tema das obras que estão acontecendo naquela comunidade.

Na sede da Seharpe a secretária ouviu as reivindicações dos presentes tais como a solicitação de cobertura do Canal e a construção de área de lazer no local. A gestora explicou que ao longo do canal serão construídas duas praças e que o lugar contará também com equipamentos públicos comunitários e uma área de lazer.

No projeto de readequação esta previsto ainda com recursos financeiros para a conclusão da drenagem, a finalização da pavimentação do muro de contenção, a urbanização da orla e da área do Canal e a conclusão do sistema de esgotamento sanitário. Além da criação de um campo para futebol, melhorias e construção de unidades habitacionais e módulos hidráulicos, recuperação de prédios institucionais para implementações de obras sociais e a finalização da rede de distribuição da água. As ações previstas com outros recursos financeiros contemplam a entrada na área da sede do CRAS, uma Creche e Praça de Atividades.

Sobre a manutenção da abertura do canal ela disse que essa decisão foi tomada após uma reunião com o corpo técnico da SEMOPI que explicou que do ponto de vista técnico e de segurança, o melhor seria a mantê-lo aberto, devido à grande aproximação daquela área com o Rio Potengi, essa de fato seria a solução mais viável. A titular da Seharpe adiantou que para melhorar a qualidade da água e amenizar o mau cheiro será construída uma estação de tratamento.

A secretária esclareceu a situação do projeto e da proposta preliminar que foi encaminhado ao Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. Ela disse ainda que as obras complementadas serão objeto de um novo edital licitatório e que apenas aquelas de caráter emergencial estão sendo realizadas. Antes de finalizar o encontro a secretária municipal de habitação, Diana Motta em conjunto com os presentes agendou uma segunda reunião com os moradores do Passo da Pátria para o dia 2 de setembro, com o intuito de apresentar o andamento dos trabalhos naquela área.