Seis meses de gestão e muito trabalho para mostrar. A secretária municipal de saúde do Natal, Ana Tania Lopes Sampaio passou mais de 4 horas na Câmara Municipal para apresentar o balanço dos dois primeiros trimestres de ações da Secretaria Municipal de Saúde em 2009. O relatório de prestação de Contas foi detalhado na presença de vereadores, da promotora de Saúde Elaine Cardoso, auditores do Tribunal de Contas, jornalistas e técnicos da saúde.

De acordo com o relatório a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  realizou nos seis primeiros meses do ano 2 processos seletivos para contratação de médicos, entre ginecologistas, obstetras, psiquiatras, clínicos gerais e pediatras. Foram convocados 84 profissionais, mas somente 46 assumiram. “A falta de uma política de valorização da carreira no Siostema Único de Saúde (SUS) dificulta a vinda dos profissionais para o serviço público, por isso defendemos a valorização profissional e vamos lutar por isso junto ao Ministério da Saúde, pois o problema é nacional”, explicou a secretária.

A gestão de recursos humanos foi um dos pontos mais destacados pela secretária como prioridade a ser enfrentada na atual gestão. Ana Tania destacou a deficiência de profissionais na rede para fechar as escalas de plantão e mostrou através do relatório que apesar das contratações que já foram feitas o problema persiste. “Só nesses primeiros meses já tivemos uma redução de 35 profissionais que pediram aposentadoria, foram licenciados ou voltaram para seus órgãos de origem como os Servidores do Estado. Por isso vamos trabalhar para reverter essa situação de déficit desenvolvendo uma política de valorização profissional e salarial”, reforçou.

Um outro ponto evidenciado diz respeito à rede de tecnologia da informação da SMS. A secretária afirmou ter encontrado as unidades em situação precária, na idade da pedra, sem computadores e internet em boa parte e naquelas onde havia, as máquinas estavam velhas, sucateadas e com internet discada. “Avançamos muito nesses seis primeiros meses nessa área e hoje já existe 50% da rede de internet banda larga instalada via rádio. Agora estamos concluindo a licitação para comprar novos equipamentos e acredito que no próximo relatório trimestral teremos informatizado 100% da rede, o que vai nos permitir mais controle de material, exames, gestão de recursos humanos e melhorar o atendimento para população”, destacou.

Dificuldades X avanços

Embora tenha informado que a atual gestão recebeu a SMS no início de janeiro com um déficit orçamentário na fonte 111, os gestores trabalharam para ampliar os investimentos próprios e os resultados começam a aparecer.

A secretária destacou que já estão em obras 23 unidades de saúde para recuperação física e outras 13 estão em fase de projetos para contratação;

Também foram descentralizados os suprimentos de fundo para os distritos, que serão também estendidos para as unidades, facilitando a solução de pequenos problemas do cotidiano dos postos para evitar interrupção de serviços e não prejudicar o atendimento à população;

Também já foi adotada pela atual gestão o remanejamento de serviços e profissionais das unidades que foram interditadas para atender a população em outras unidades, garantindo a continuidade dos serviços. É o caso do Centro de Referência Morton Mariz, fechado para reforma, cujo atendimento está sendo realizado na Unidade da Ribeira (Carlos Passos) e Mãe Luíza.

Outros pontos abordados foi a reforma e reabertura do Hospital dos Pescadores; a assinatura para renovar o contrato com as cooperativas médicas, por mais seis meses, sem interrupção dos serviços e sem prejuízos para população; a assinatura de contrato com Hospital Memorial para atendimento de trauma ortopedia reduzindo a demanda do Walfredo Gurgel; Renovação de contratos com prestadores do SUS; ampliação do repasse para o Hospital Infantil Varela Santiago e assinatura de contrato com o Núcleo de Processamento de Alimentos e Medicamentos (Nuplan), que garantiu um armazenamento correto dos estoques de medicamentos da SMS, para evitar que os desperdícios que ocorriam nas gestões anteriores se repitam.

Por último, a secretária anunciou a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de nível 3 em Natal, na Zona Norte até o final do ano e mais 03 UPA´s em 2010, assim como o Hospital Geral Municipal.

Participaram da sessão os vereadores Franklin Capistrano, Maurício Gurgel, Albert Dickson, Adão Eridan, Hermano Morais, Raniere Barbosa, George Câmara, Chagas Catarino, Luíz Carlos e Enildo Alves.