Começou hoje a primeira capacitação dos profissionais dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). A ação, promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), teve início às 8h e continua até as 18h, no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (CEMURE). A primeira fase do processo de capacitação reúne cerca de 80 profissionais das áreas da psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, educação e assistência social. A segunda fase, com enfoque mais prático, será realizada no dia 14/08.

A Secretária Adjunta de Assistência Social, Manuela Costa, esteve presente durante a abertura do evento e falou sobre a importância da capacitação inicial. Segundo a secretária adjunta, é preciso torná-las contínuas, para que os profissionais dos CREAS estejam sempre preparados para atender às demandas da população usuária dos serviços socioassistenciais oferecidos pela SEMTAS.

"Capacitar é investir nos profissionais, e as ações contínuas se refletem positivamente na população que mais precisa dos serviços oferecidos pelo município", reflete a gestora.

Hoje pela manhã o professor doutor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Herculano Ricardo Campos, ministrou palestra sobre a questão da violência. O docente tem anos de pesquisa e estudos sobre infância e adolescência, abordando principalmente temáticas como uso de drogas, violência doméstica e exploração sexual. Agora a tarde, outra professora da instituição, Maria Regina Moureira, irá falar sobre sua experiência na área da assistência social. Ela possui doutorado em Serviço Social pela PUC de São Paulo.

A coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Verônica Dantas, também participa do evento e ressalta a importância da capacitação. “Reforçar sempre as atribuições, funcionamento, e como lidar com o público, são atitudes que devemos realizar constatemente. Fazemos isso porque queremos aprimorar a qualidade do serviço que é prestado. A idéia é tornar as capacitações mensais”, reforça a coordenadora.

Em Natal, existem dois CREAS. Eles coordenam e articulam a proteção social especial de média complexidade, além de serem responsáveis pela orientação e apoio especializado e contínuo direcionado a famílias e indivíduos que tem seus direitos violados, porém sem rompimento de vínculo comunitário e/ou familiar.