“Estamos retomando o que lamentavelmente foi interrompido quando deixamos a administração municipal em 2008. Nós somos uma sociedade participativa. Eu acredito que a equipe técnica com a participação da sociedade tem condições de fazer mais e melhor”, declarou o prefeito Carlos Eduardo na abertura do Seminário de Participação Popular na elaboração do Plano Plurianual de Natal para o Quadriênio 2014-2017, nesta terça-feira, 30, no auditório do IFRN Cidade Alta.

Para o chefe do executivo municipal, o que realmente dá a transparência ao Plano Plurianual é a participação popular. Ele disse que a discussão do PPA é o prenúncio da volta do Orçamento Participativo. “O Plano Plurianual é a grande oportunidade da sociedade civil planejar Natal nos próximos quatro anos. A mudança se dá com a participação popular. Queremos uma gestão participativa, democrática e transparente”, afirmou o gestor.

Discutido à exaustão pela área técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempla), o Plano Plurianual envolve a partir de hoje a sociedade civil organizada visando discutir as prioridades do PPA, no intuito da construção futura, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, em conjunto com a participação da população no ciclo orçamentário municipal. O Plano Plurianual tem como objetivo principal a orientação das políticas públicas e planejamento dos gastos orçamentários para os próximos quatro anos da gestão do município de Natal.

Afinada com o discurso do prefeito, a secretária de Planejamento, Orçamento e Finanças, Virgínia Ferreira, lembrou que o Plano Plurianual é uma forma de planejar a cidade, discutindo as prioridades com a sociedade. “É por isso que a gente acredita na participação da população. Com a população, a gente demora mais, mas, em compensação, erra menos”, observou.

O PPA está sendo elaborado pela Sempla, em conjunto com todas as secretarias da Prefeitura do Natal e representantes da sociedade civil, priorizando cinco eixos temáticos referentes ao Desenvolvimento Humano e Cidadania, Desenvolvimento Sócio-Espacial, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Gestão Democrática da Cidade e Desenvolvimento Regional.

A proposta do encontro visa, também, à proposição de novas ações, na perspectiva de que os anseios e os interesses da comunidade sejam contemplados no Plano Plurianual 2014/2017, tendo como foco a retomada do desenvolvimento sustentável da cidade, de forma transparente e democrática, respeitando a equidade e a participação social.

Secretários municipais, técnicos da Sempla, servidores municipais e representantes de entidades envolvidas no PPA participaram do seminário. Após a abertura, os grupos dos eixos temáticos se reuniram para a primeira reunião de trabalho do PPA. O seminário se estenderá por toda esta terça-feira.

Fotos: Alex Régis