O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, voltou ao Ministério do Planejamento, em Brasília, nesta terça-feira (23), para defender a parceria entre Município e União em favor dos Programas de Urbanização Integrada. Desta vez, o prefeito apresentou à ministra Miriam Belchior detalhes sobre os projetos que contemplam os bairros do Planalto, na Zona Oeste, e Lagoa Azul, na Zona Norte.
Tratada como uma das prioridades da atual administração, os Programas de Urbanização Integrada preveem a transformação dos bairros, através de intervenções estruturantes. Dentre estas ações, estão incluídas pavimentação, drenagem, construção e melhorias de casas, regularização fundiária, construção de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), unidades de saúde, centro de zoonose, centro odontológico, centro de medicamentos, praças, quadras, construção de centros de artesanato, pontos de memória, centro de educação musical, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) e ecopontos.
Desde que assumiu, em janeiro, o prefeito vem se empenhando para ampliar os programas, lançados em Natal na primeira gestão dele (2002-2008) e que começaram pelos bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Passo da Pátria, Capim Macio e África. Além de já ter pleiteado ao governo federal recursos para a retomada dos trabalhos nessas comunidades, Carlos Eduardo tem se voltado para estender o programa ao Planalto e a Lagoa Azul, cujos projetos estão orçados em R$ 367 milhões.
A Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), coordenadora do programa, já havia protocolado os projetos do Planalto e de Lagoa Azul no Ministério do Planejamento. O prefeito solicitou a audiência desta terça para reiterar a proposta à ministra Miriam Belchior. “Nossos projetos foram bastante elogiados pela ministra e encaminhados para análise do corpo técnico do Ministério. Saímos da reunião confiantes de que fecharemos mais esta parceria com o governo federal”, afirmou o prefeito, após a reunião com Miriam Belchior, da qual também participaram os secretários municipais Virgínia Ferreira (Sempla) e Sávio Hackradt (Gabinete Civil).
Outro ponto tratado com a ministra Miriam Belchior foi a proposta de inclusão de Natal no sistema E-Cidades de gestão integrada. O sistema permite integrar áreas diversas do Município como Educação, controle de medicamentos, orçamento, finanças públicas, recursos humanos e também a área tributária. Além disso, possibilita gerir serviços que prestam atendimento ao cidadão ao gerar guias para pagamento bancário sem a necessidade de deslocamento.