A convite do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril os pesquisadores do Departamento de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Amaro Ferreira e Neilton Fidelis participaram hoje no auditório da secretaria de uma análise técnica sobre a regulamentação da ZPA-7 em estudo pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Para que a viabilidade da ZPA-7 tenha celeridade, a Seturde trouxe a Natal os professores da UFRJ atendendo assim, a orientação das autoridades ambientais para que seja definido um parecer técnico de alto nível.
Segundo o secretário Fernando Bezerril a implantação da Marina em Natal passa pela regulamentação da ZPA-7 que será balizada por estudos finais que deverão ser concluídos a médio prazo.
Para o professor Neilton Fidelis após visitar a área verificou-se que existem duas tarefas a serem cumpridas: primeiro regulamentar a ZPA-7, ver as potencialidades, as barreiras existentes e as oportunidades que tem. Somente definida essa regulamentação, baseada no processo das outras ZPAs, é que serão observadas as suas potencialidades para exploração do turismo náutico naquela região e qual a que mais se adequa a receber investimentos.
Já para o professor Amaro Pereira o potencial turístico da região é inegável, é possível se fazer um mapeamento da ZAP-7 como fazer o melhor aproveitamento possível daquela área. Os professores opinam que com a possibilidade técnica que a UFRJ/Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia tem, em todas as áreas como planejamento ambiental, energético, oceânico e contando com apoio dos técnicos locais pode se ter um projeto náutico sustentável.
A reunião coordenada pelo secretário Fernando Bezerril contou também com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Marcelo Saldanha Toscano e da secretaria-adjunta, arquiteta, Maria Floresia acompanhado do corpo técnico Eudes Galvão, Jamila Lorena Pereira, Eudja Mafaldo e mais a professora Rosana Mazaro representante oficial da UFRN e a Procuradora do Município, Marise Costa Souza Duarte e do chefe de gabinete da Seturde, engenheiro ambiental, Marcelo Faria Alvim.