O problema da superpopulação de gatos em Natal causada pelo abandono foi discutida mais uma vez pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e os representantes do grupo de defesa dos animais "Amigos do Pelo". Na manhã desta terça-feira (23), o grupo apresentou o levantamento para montagem de uma sala de cirurgia e realizar a castração dos felinos.

Os "Amigos do Pelo", grupo independente formado pelas jornalistas Margot Ferreira e Denise Azevedo, o comerciante Marcelo Morais, o webdesinger Carlos Magno Ferreira e pelo veterinario Milano Máximo defende a castração para controlar a superpopulação de gatos.

Segundo Margot Ferreira um único casal de gatos pode chegar em seis anos a ter 66 mil filhotes. Ela explica que o grupo esta buscando junto a Prefeitura a realização de uma campanha educativa a longo prazo para sensibilizar a população quanto a posse responsável e a castração voluntária.

A primeira etapa do projeto seria feita em animais domiciliados cujos donos não tem condições de fazer o procedimento. Logo em seguida, seria a vez dos animais abandonados nas ruas e que após seriam colocados para adoção.

O médico-veterinário, Milano Máximo, foi o responsável por fazer o levantamento do material e equipamentos necessários para o centro cirúrgico.

"Algumas normas determinadas pelo Conselho de Veterinária exigem equipamentos específicos para o realizar o procedimento", diz. E, acrescenta que com o local pronto, a meta é realizar 400 castrações por semana.

O supervisor geral de fiscalização da Semurb, Leonardo Almeida, explica que uma das maneiras de conseguir o recurso para o projeto é a conversão de multas ambientais em doações ou por meio do Fundo Único de Meio Ambiente (Funam).

"Vamos nos reunir agora com o secretário da Semurb para ver a melhor maneira de executar o projeto. A conversão de multas pode ser uma alternativa, já que esse recurso pode ser utilizado e esta previsto em lei para o uso em projetos e ações ambientais", afirma Almeida.

Já a diretora do departamento de Ação Sociobiental da Semurb, Vera Filgueira, adiantou que a campanha de sensibilização para a importância da posse responsável de animais já esta sendo pensada para começar em breve, dentro da Semana do Meio Ambiente, no mês de junho.

Também participou do encontro o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).