EELP 2011 será aberto nesta quarta-feira

A cidade se transformará na capital da cultura do País nesta quarta-feira, 23, a partir das 14 horas, com a abertura do II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal que deverá contar com a presença da prefeita Micarla de Sousa. O encontro, que é uma promoção da Prefeitura do Natal por meio da Funcarte, prossegue até sexta-feira (25) e terá como palco a Academia Norte-rio-grandense de Letras, localizada na Rua Mipibu, 443 – Petrópolis.

Na programação de abertura dos temas neste II Encontro o destaque ficará por conta do conhecido cantor Gabriel, o Pensador. Em “Poesia Escrita para a Música”, tema no qual será o conferencista, o cantor abordará a reflexão sobre a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendências dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia.

“O Estado e a Evolução da Língua Portuguesa” será o tema em destaque da quinta-feira (24), abordando as diferentes perspectivas de utilização da língua no Mundo Lusófono. O assunto provocará uma reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do nosso patrimônio literário, cultural e da Lusofonia. O conferencista será o professor Catedrático Carlos Reis, Diretor do Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coimbra.

O escritor angolano Manuel Rui, que já foi Reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola, será o palestrante da sexta-feira, dia 25. O tema “Literatura de Viagens” enfocará uma reflexão sobre crônicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, viagens feitas através dos livros.