SUS é tema de debate na Câmara dos Vereadores

A Secretária Municipal de Saúde do Natal, Maria do Perpétuo do Socorro Lima Nogueira, participou nesta segunda-feira,19, da audiência pública para discutir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), o modelo de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs), implantos pela SMS.

O debate, proposto pelo vereador Enildo Alves, levou os participantes a discutirem temas relacionados ao 21º aniversário da implantação do Sistema Único de Saúde, criado pela Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, com o objetivo de proporcionar o acesso aos serviços de saúde a toda população brasileira.

Segundo a titular da pasta da SMS, Maria do Perpétuo do Socorro Lima Nogueira, as UPAs seguem um modelo de gestão federal implantado pelo presidente Lula que conseguiu atingir muitos lugares do Brasil. “As AMEs foram criadas para fazer um atendimento especializado, e como o município de Natal tem uma carência na atenção básica, surgiu a ideia de criar a atenção básica dentro dos próprios ambulatórios. Nós temos quatro policlínicas em Natal. Elas atendem várias especialidades e as três AMEs surgiram para somar a esses atendimentos. Próximo ano, a meta principal é investir mais na atenção básica. Já na área de Recursos Humanos, estamos preparando o processo para a realização de concurso público no ano que vem", destacou a secretária.

Também presente na audiência, o Secretário Estadual de Saúde (Sesap), Domício Arruda, declarou que “o SUS é um patrimônio nacional brasileiro e tem evoluído bastante, sendo um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. No início, se discutia se ele era viável ou não, se era público ou não, agora essa discussão não existe mais. O grande problema do SUS é o financiamento”, destacou.

A secretária municipal Maria do Perpétuo por fim chama a atenção à luta contra a dengue. “A dengue continua e o cuidado tem que ser mantido para que não tenhamos outra epidemia” alertou. A audiência contou também com as presenças dos diretores de unidades e profissionais da saúde do estado e do município.