Semtas leva serviços de trabalho e assistência para Santarém

Neste sábado passado (6), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas novamente se engajou no “Natal em Ação”, aproximando ainda mais a comunidade de Santarém dos serviços oferecidos por todas as Secretarias Municipais de Natal, que se instalaram em estandes na Rua Bragantina e também na parte interna da Escola Estadual Adelino Dantas. “A Semtas esteve presente realizando o cadastramento do Bolsa Família, inscrição em cursos de profissionalizantes e fazendo corte de cabelos, design de sobrancelhas e manicure”, declara Alcedo Borges, titular desta secretaria.

A Semtas ofereceu ainda serviços de vários departamentos. Os profissionais do Departamento de Proteção Social Básica – DPSB trabalharam na divulgação, orientação, informação do ProJovem Adolescente, Api Conviver, Bolsa Família/Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada – BPC e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Já o Departamento de Proteção Social Especial – DPSE realizou a publicização dos serviços, programas e projetos no âmbito da proteção especial, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI, dentre outros.

O Departamento de Empreendedorismo - DE realizou a divulgação dos serviços oferecidos pelo Setor de Microcrédito e a exposição dos trabalhos realizadas pelos Artesãos do Mercado Municipal de Natal; e o Departamento de Incentivo às Ações para o Trabalho - DIAT a divulgação do trabalho realizado pelos Centros Públicos da Cidade Alta e Alecrim.

Atendimentos

A Semtas realizou um total de 1.325 atendimentos na edição Santarém do Natal em Ação. Os artesãos do Artesanat venderam 238 produtos. O Departamento de Qualificação Profissional realizou 50 inscrições nos cursos de inglês e espanhol, 108 cortes de cabelo, 68 unhas e 90 sobrancelhas. O DPSB totalizou 639 atendimentos e o DPSE 132.

Na última edição, realizada na Cidade da Esperança, a Semtas foi a que mais realizou atendimentos, chegando a contabilizar cerca de dois mil. Na edição anterior, realizada na Vila de Ponta Negra, foram contabilizados mais de 500 atendimentos. A secretaria deverá divulgar ainda no início desta semana o balanço geral desta edição realizada em Santarém.

Parceiros Externos

A comunidade do Santarém contou ainda com a ajuda de grandes instituições que realizam trabalhos sociais, como a ONG Desafio Jovem Ebenezer, que oferece apoio no combate às drogas e alcoolismo. O Conselho Tutelar também integrou as ações, voltado para o atendimento da população, ouvindo e recebendo denúncias de violência, maus tratos e abuso sexual contra crianças e adolescentes.