Educadores recebem orientações sobre lanche escolar saudável

Como estimular crianças e adolescentes na aquisição de bons hábitos alimentares desde cedo, para a garantia de uma vida saudável? Unir praticidade, saúde e sabor no ambiente escolar nem sempre é fácil, mas a implantação de cardápios que primem pelo baixo teor de sal, açúcares e gordura nestes locais já é lei, desde 2006, no Brasil, e instituições de ensino de todo o país estão tendo que se adequar à nova realidade. Para orientar gestores e proprietários de cantinas de escolas em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, nesta quarta (10), a partir das 9h, uma manhã de discussões e trocas de experiências sobre o tema.

O evento será realizado no auditório da Universidade Potiguar (UNP) da Avenida Floriano Peixoto e é dirigido a profissionais e comerciantes de instituições de ensino privadas da zona leste da cidade. A idéia é primeiro estimular e auxiliar os serviços de alimentação destas escolas na divulgação de opções saudáveis e no desenvolvimento de estratégias que possibilitem essas escolhas entre os estudantes, antes de começar a fiscalização que vai exigir o cumprimento de todas as medidas repassadas.

Entre os pontos que serão debatidos no encontro, estão a restrição à oferta e à venda de alimentos com alto teor de gordura, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal e desenvolvimento de opções de alimentos e refeições saudáveis nas escolas; e o aumento da oferta e promoção do consumo de frutas, legumes e verduras.

"A Vigilância Sanitária do município de Natal está cumprindo com o seu objetivo da promoção à saúde, definindo estratégia para favorecer escolhas saudáveis no ambiente escolar. De acordo com pesquisas feitas pela Organização Mundial de Saúde, a população se alimenta de forma errada. Observa-se um consumo alto de alimentos calóricos, ricos em açúcares e gordura animal e reduzido de carboidratos complexos e fibras. Com isso, o perfil epidemiológico dos brasileiros revela que estão aumentando as doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes, hipertensão arterial e principalmente o ganho exagerado de peso", destaca a Chefe do Núcleo de Controle de Alimentos (NCA) da Vigilância Sanitária, Gláucia Nunes.

As diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional, estão instituídas na Portaria Interministerial nº. 1010, de 8 de maio, de 2006. Além disso, a ação da Vigilância Sanitária de Natal encontra respaldo também na lei municipal Lei nº 0245, de 16 de agosto de 2006, que dispõe sobre padrões técnicos de qualidade nutricional, a serem seguidos pelas lanchonetes e similares nas escolas.