O processo licitatório do contrato nº047/2010, que trata das obras de readequação do sistema viário e execução de corredor de ônibus para interligação das zonas Norte, Sul e Oeste da capital, teve a EIT como empresa vencedora. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa 2014), o investimento total desse primeiro lote será de R$ 137.948.344,46.
O projeto já começa a ser executado no primeiro quadrimestre de 2011, dando início a um conjunto de intervenções que beneficiará mais de um milhão de habitantes de Natal e região metropolitana, com melhorias nas condições de acessibilidade urbana, tanto para pedestres, quanto motoristas.
De acordo com a secretária-adjunta de Planejamento da Semopi, Francine Goldoni, dentre as propostas para tornar o transporte público ágil, seguro e confortável aos usuários, estão as intervenções para melhoria da estrutura física viária, eliminando os pontos críticos e possibilitando a interligação das vias, com ciclovias, acessibilidade de pedestres e corredores exclusivos para ônibus.
O secretário municipal de Obras, Sueldo Florencio comemorou a assinatura do contrato, destacando a importância da celeridade nas obras do PAC-Copa, em Natal. “Posso garantir que demos o pontapé inicial no Projeto de Mobilidade Urbana para o Mundial de 2014. Nesse primeiro lote de obras, a população logo perceberá a fluidez no trânsito. Estamos só esperando a chegada do novo ano para intensificarmos os serviços, que, inclusive, é uma determinação da prefeita Micarla de Sousa”, ratificou.
As obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 são fundamentais para garantir a melhoria da qualidade do transporte público e do trânsito em Natal, uma vez que a frota de veículos não para de crescer, tendo quadruplicado nos últimos 18 anos, já totalizando 295 mil, fora os carros, motos, caminhões e ônibus emplacados nas cidades do interior que transitam diariamente pelas ruas da capital.