A Prefeitura do Natal deu mais um passo importante no projeto para a Copa de 2014. No início da tarde desta quinta-feira (30), o titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Sueldo Florencio de Medeiros Costa, assinou o contrato referente ao primeiro lote de obras de mobilidade urbana, com vistas para o evento mundial.

O processo licitatório do contrato nº047/2010, que trata das obras de readequação do sistema viário e execução de corredor de ônibus para interligação das zonas Norte, Sul e Oeste da capital, teve a EIT como empresa vencedora. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa 2014), o investimento total desse primeiro lote será de R$ 137.948.344,46.

O projeto já começa a ser executado no primeiro quadrimestre de 2011, dando início a um conjunto de intervenções que beneficiará mais de um milhão de habitantes de Natal e região metropolitana, com melhorias nas condições de acessibilidade urbana, tanto para pedestres, quanto motoristas.
 
Cinco grandes intervenções estão previstas nesse primeiro lote:
- A implantação do “Trecho Extenso”, que compreende um corredor estrutural Oeste (BR 226), em Igapó;
 
-O complexo viário da Urbana, entre o Bairro Nordeste e as Quintas; 
 
-A reestruturação geométrica da avenida Mor Gouveia (até a Rua São José, em Lagoa Nova).
 
Esta etapa contempla, ainda, a implantação de plataformas de embarque e desembarque e as obras de melhorias de passeios públicos (calçadas acessíveis), além da total sinalização.

De acordo com a secretária-adjunta de Planejamento da Semopi, Francine Goldoni, dentre as propostas para tornar o transporte público ágil, seguro e confortável aos usuários, estão as intervenções para melhoria da estrutura física viária, eliminando os pontos críticos e possibilitando a interligação das vias, com ciclovias, acessibilidade de pedestres e corredores exclusivos para ônibus.
 
Segundo ela, as melhorias do plano viário visam a revitalização de vários bairros das Zonas Norte, Sul e Oeste, que, ao longo dos últimos 30 anos, não receberam o tratamento adequado, comprometendo a mobilidade na ocupação do solo, principalmente com relação ao transporte de massa. “Serão benefícios significativos, capazes de transformar o comportamento dos usuários das áreas mais carentes, já que passarão a ter acesso e facilidade no deslocamento a outras localidades da região metropolitana”, explicou Francini Goldoni.

O secretário municipal de Obras, Sueldo Florencio comemorou a assinatura do contrato, destacando a importância da celeridade nas obras do PAC-Copa, em Natal. “Posso garantir que demos o pontapé inicial no Projeto de Mobilidade Urbana para o Mundial de 2014. Nesse primeiro lote de obras, a população logo  perceberá a fluidez no trânsito. Estamos só esperando a chegada do novo ano para intensificarmos os serviços, que, inclusive, é uma determinação da prefeita Micarla de Sousa”, ratificou.

As obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 são fundamentais para garantir a melhoria da qualidade do transporte público e do trânsito em Natal, uma vez que a frota de veículos não para de crescer, tendo quadruplicado nos últimos 18 anos, já totalizando 295 mil, fora os carros, motos, caminhões e ônibus emplacados nas cidades do interior que transitam diariamente pelas ruas da capital.
 
Como consequência deste crescimento, o sistema de transportes públicos de Natal, por sua vez, chega a realizar 500 mil viagens  por dia.