Estudantes da Escola Municipal 4º Centenário estão vivenciando um processo de aprendizado diferenciado, desde que a unidade de ensino recebeu tablets como ferramenta pedagógica, e o professor de Geografia Everson Fernandes da Silva, vem estimulando os estudantes com aulas atrativas na Sala de Multimídias da unidade de ensino, localizada no bairro Alecrim.

Utilizando tablets, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, acessam o “Kahoot!” uma plataforma de aprendizado baseada em jogos, utilizada como tecnologia educacional em escolas e instituições de ensino em várias partes do mundo, para revisarem o conteúdo para as avaliações de fim de ano.

As aulas são ministradas pelo professor Everson Fernandes da Silva, que explicou que a ferramenta permite que os professores tenham mais condições de explorar diferentes estratégias didáticas e adaptações metodológicas de ensino para os estudantes. “É um facilitador do entendimento para os estudantes, eles ficam mais engajados em participar da aula, devido ao uso da tecnologia, há a interação, aproveitamos a utilidade que têm os aparelhos, a paixão que eles têm de modo que eles possam utilizarem a favor deles mesmos, adquirindo conhecimento. É perceptível as vantagens, eles assimilam melhor o conteúdo porque querem disputar e ganhar, e acabam estudando mais, enquanto vão revisando para prova, melhorando assim, os índices na avaliação”, afirmou.  

A plataforma “Kahoot!” que tem formato em quiz, com perguntas e respostas, são testes de múltipla escolha permitindo aos estudantes diversão, entretenimento e aprendizado. O estudante de 15 anos, Alison Mateus Braz Bonifácio, do 9º ano, contou que gosta bastante de participar das aulas de Geografia utilizando o tablet. “É bem legal poder testar os meus conhecimentos da matéria. Acho melhor do que aquelas aulas expositivas demais, consigo compreender melhor o assunto do conteúdo”, afirmou o estudante.   

Da mesma turma, Geicyane Oliveira, de 14 anos, conta que já conhecia a plataforma.  “Já utilizei o aplicativo antes, é muito bom para o aprendizado, é diferente, sinto que estou entendendo melhor, é divertido aprender brincando. A primeira vez foi em grupo, acertamos bastantes perguntas e fomos bem, hoje, farei em dupla com uma amiga”, disse. O Kahoot! é cada vez mais usado como recurso didático em escolas para revisar o conhecimento dos alunos, para avaliação formativa ou como uma pausa das atividades comuns da sala de aula.

Para a gestora pedagógica da Escola M. 4º Centenário, Eliane Costa e Silva Lima, a utilização dos tablets e da tecnologia, quando utilizada de maneira responsável, é uma ferramenta poderosa e muito atrativa para os estudantes. “Nosso objetivo é trazer esse estudante com foco no pedagógico, para que eles se detenham sobre aquele conhecimento, e isso desperta atenção, o interesse e nós precisamos utilizar esse atrativo para trazê-los para o conhecimento científico, para a prática pedagógica, para despertar o prazer de aprender, de descobrir, de conhecer o mundo, fazer com que eles entendam que não é só o jogo, que não é só a rede social que é a tecnologia.  Existe essa parte de entretenimento, mas o seu maior benefício é a descoberta de si mesmo, do mundo e do bem que isso nos traz. O bem para nós mesmos, para o outro e consequentemente para o mundo”, finalizou a gestora.

A Rede Municipal de Ensino de Natal foi beneficiada nos últimos anos com investimentos na área de tecnologia para modernizar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados nas unidades de ensino. Foram entregues 16.437 tablets para estudantes do 5º e 9º ano, que estão encerrando a primeira e a segunda etapa do Ensino Fundamental, respectivamente. O investimento nos mais de 16 mil tablets foi de quase R$ 13 milhões.