SMS qualifica profissionais para tratamento de feridas

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (13), no Auditório do Departamento de Enfermagem da UFRN, um treinamento sobre tratamentos de feridas. A capacitação foi direcionada a toda equipe médica da rede básica de saúde do município.

Segundo a enfermeira da unidade de saúde da família da Guarita – distrito leste, e coordenadora de estudos em prevenção e tratamento de feridas, Jussara Paiva, essa iniciativa é uma luta pela melhoria da qualidade de prestação de serviços nesse segmento, onde alterando a forma de tratamento e de atendimento desses pacientes, a perspectiva é que o tratamento seja mais especifico aumentando as chances de chegar à cura.

Ela ressalta que essa forma de atendimento consiste em um tratamento a base de novas tecnologias na área de curativo e também em buscar os problemas de saúde dos pacientes além da “ferida”, se ele é hipertenso ou diabético, e se essa patologia está influenciando na cicatrização do ferimento. “Cuidar de um ferimento vai além de uma simples troca de gase”, destacou Jussara.

Durante o evento a enfermeira Eliana Mitsuko, assessora técnica da ConvaTec, disse que o intuito desse fórum é integrar o grupo para que cada um saiba como utilizar corretamente cada produto na fisiopatologia da lesão, trabalhando em equipe, sabendo avaliar a ferida e entendendo que a cicatrização depende de cada organismo. “Não adianta tem um bom produto e não saber a forma adequada de usá-lo”, ressaltou Mitsuko.