População recebe orientações sobre como tratar água para consumo


População recebe orientações sobre como tratar água para consumo

Com a chegada das chuvas cresce a preocupação dos agentes de saúde com a possibilidade da população consumir água contaminada proveniente de alagamentos, córregos e até esgotos. O contato com água não potável representa um sério risco à saúde da população.

Por isso a Secretaria de Saúde de Natal está alerta, especialmente aos riscos de contaminação de leptospirose, uma das principais doenças que ocorrem devido ao contato com águas e lama contaminadas pela urina de rato.

Para reduzir os riscos e a infestação de roedores, a SMS vai iniciar no próximo dia 15 de julho um multirão no Bairro de Nazaré e vai vistoriar e desratizar 1.758 imóveis. De acordo com Laécio Oliveira, Coordenador do Programa de Controle de Roedores da SMS, o objetivo é controlar a população de roedores em áreas de infestação, minimizando riscos de disseminação de doenças transmissíveis por esses animais, sobretudo a leptospirose.

As chuvas também levam problemas mesmo depois que o período chuvoso acaba. A dengue, por exemplo, ocorre em maior intensidade após o inverno tropical, por causa do ambiente favorável para criadouros dos mosquitos. Para piorar, serpentes, aranhas e escorpiões procuram locais secos e podem invadir residências.

"Mesmo a água encanada que chega às casas pode ser perigosa. Diarréia aguda, febre tifóide e hepatite A podem ocorrer por ingestão de água contaminada - quando a caixa [WINDOWS-1252?]d’água foi atingida por água que não seja limpa, especialmente se houve rompimentos da tubulação de esgoto", explica Liene Medeiros, chefe da Vigilância Ambiental.

A única forma de prevenir essas doenças é orientando a população. Por isso a SMS, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental, vai realizar nesta terça-feira, 13 de julho, a partir das 8h30, uma série de ações com moradores de Natal. Os trabalhos começam na Unidade de Saúde do Parque dos Coqueiros com agentes e enfermeiros ensinando a população sobre os cuidados com a água através da distribuição do hipocloreto, material utilizado para tratamento da água e com isso diminuir as doenças de veiculação hídrica, oferecendo mais saúde para a população que não dispõe de água tratada.

À tarde, os profissionais da SMS vão estar na unidade de Planície das Mangueiras, às 14h30, também com agentes, enfermeiros e população usuária da unidade.


Saiba as principais doenças e seus sintomas:

Leptospirose:
Doença infecciosa transmitida por urina de ratos, bois, porcos e cães. É extremamente letal. É transmitida através de contato da urina dos animais com a pele do homem.
Sintomas: febre, dor de cabeça e dores pelo corpo (principalmente na panturrilha), além de vômito, diarréia e tosse.
Prevenção: evitar contato com água de enchentes; usar água sanitária para desinfetar reservatórios de água; combater os ratos.

Dengue:
Doença infecciosa causada por um vírus. Sua transmissão é através de picada do mosquito Aedes Aegypti.
Sintomas: cansaço, febre, dores de cabeça, nos olhos e articulações, enjôos e vômito.
Prevenção: combater o mosquito, evitando acúmulo de água.

Hepatite A:
Doença aguda causada pelo vírus tipo A. É transmitida de pessoa para pessoa. O agente da infecção é encontrado nas fezes do doente e a contaminação acontece devido à manipulação de objetos, água ou alimentos.
Sintomas: mal-estar, febre baixa, náuseas, dor abdominal e icterícia (cor amarelada nos olhos e pele).
Prevenção: lavas as mãos, desinfetar objetos com água sanitária e controlar o destino de dejetos, como fezes e fraldas.

Doenças diarréicas:
Causadas por microorganismos presentes nas fezes humanas e animais. São transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados.
Sintomas: mal-estar, febre, dor abdominal, náusea, vômito, diarréia.
Prevenção: jogar fora alimentos que tiveram contato com enchentes; lavar utensílios e superfícies que tenham contato com alimentos.
Para todos os casos, o recomendado que se procure o hospital ou posto de saúde mais próximo.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389