Secretaria de Segurança de Natal apresenta projeto Rede Segura na Câmara

Projeto visa fazer da sociedade uma parceira no combate à violência e deve ser implementado até o mês de agosto

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes) apresentou na manhã desta segunda-feira (12) o projeto Rede Segura na Câmara Municipal. A Rede Segura foi concebido com o intuito de auxiliar os setores de segurança pública da capital e foi estudado por quatro meses. A apresentação se deu durante uma audiência pública proposta pelo vereador Enildo Alves.

“Nossa capital, assim como as demais metrópoles brasileiras, sofre com o crescimento dos índices de violência – principalmente no que tange ao aumento no consumo e no tráfico de drogas. O principal caminho para se combater essa realidade é trazer a população para nosso lado, fazer dela parceira. A Rede Segura visa justamente isso. Segmentos selecionados da sociedade vão fomentar a rede com informações, que posteriormente serão processadas pelos órgãos de segurança pública”, explicou o secretário Sérgio Leocádio.

O secretário ressaltou que a Rede Segura é um projeto de segurança macro. “Esse projeto, com o aval da prefeita Micarla de Sousa, foi iniciado com o Condomínio Seguro. Em seguida vieram: o Táxi Seguro e o Turismo Seguro. O mais importante disso tudo é a interação”.

No início do mês, o projeto foi apresentado às principais autoridades de segurança pública do Estado, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.

O chefe do setor de Inteligência e Tecnologia da Semdes, Cláudio Carvalho, explicou como vai funcionar a Rede Segura. “A Prefeitura investiu cerca de R$ 8 mil para instalar três antenas que abrangem toda a área de Natal. Os parceiros vão investir na compra ou no aluguel dos rádios e assim iremos montar a nossa rede de comunicação, que é rápida, segura e que não permite trotes”.

A Rede Segura foi elogiada pelas pessoas que participaram da audiência pública. “Esse projeto já nasce sendo um avanço na segurança pública potiguar, principalmente em relação à prevenção. Tenho certeza que outros municípios vão copiar o projeto da Semdes”, falou o vereador Hermano Morais.

O taxista Genário Torres disse que será parceiro do projeto do “orgulho”. “Asseguro o comprometimento de todos os taxistas de Natal. Faremos isso com orgulho”.
O presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Fermi Torquato, ressaltou que Natal poderá ser vendida melhor para as agências de turismo. “Os turistas procuram por locais seguros. Com esse projeto, Natal será melhor vendida, o que vai gerar emprego e renda”.

O vereador Enildo Alves se disse feliz por ter proposto a audiência pública. “Saímos todos satisfeitos com o que foi apresentado, pois notamos que temos tudo para melhorar a segurança pública em Natal. E isso de uma maneira simples, apenas trazendo a sociedade para o nosso lado”, concluiu.

O projeto Rede Segura deverá ser posto em prática até agosto.