Unidade de Saúde das Quintas intensifica programação especial sobre Saúde do Homem


Unidade de Saúde das Quintas intensifica programação especial sobre Saúde do Homem
Crédito da imagem: Divulgação SMS

A programação especial de cuidados com a saúde do homem, desenvolvida pela Unidade de Estratégia de Saúde da Família das Quintas, no Distrito Sanitário Oeste, continua nesta semana com diversas ações de orientação e sensibilização do público masculino. Na próxima segunda-feira (27), será o Dia D da ação, com uma grande mobilização no bairro que contará com a prestação de vários serviços de saúde e apresentações culturais de artistas locais.

Segundo a administradora da ESF das Quintas, Célia Regina, enquanto isso, os homens que procuram a unidade estão sendo orientados e informados sobre os cuidados necessários para a prevenção de doenças, como as sexualmente transmissíveis (DSTs), câncer de próstata, hipertensão arterial e diabetes.

“Estamos nos preparando para o encerramento das atividades alusivas à saúde do homem com uma grande mobilização no encerramento da ação. Teremos quatro equipes médicas completas, vamos fazer testes de PSA (para detecção de câncer de próstata), distribuição de preservativos masculinos para prevenção de DSTs e Aids e estamos negociando a participação de um veículo do Hemonorte para quem quiser doar sangue”, explicou.


A administradora disse que a programação especial começou no dia 13, com uma mobilização no Grupamento de Fuzileiros Navais na Zona Oeste, onde foi feita aplicação de vacinas, testes rápidos de HIV, Hemoglicoteste (para avaliar o nível de glicose e identificar possíveis casos de Diabetes Mellitus) e uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis. “Foi muito bom, conseguimos atingir aproximadamente 320 homens", falou a administradora da Unidade.
Foco nos homens trabalhadores
Célia Regina disse também que já foi desenvolvido o mesmo trabalho com os servidores da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e, na última quinta-feira (16), na Rua São Geraldo, com foco nos homens trabalhadores, que não dispõem de tempo para procurar uma unidade de saúde e realizar os exames e procedimentos preventivos, para evitar doenças e problemas de saúde.
“Muitas vezes, o próprio empregador não permite que o trabalhador se ausente um dia para fazer esses exames e demais procedimentos importantes para a prevenção de doenças. E também tem aqueles que não procuram a unidade de saúde por achar que não precisam ou que só devem fazer isso em casos graves, o que não é ideal. Fizemos um trabalho muito bom”, avalia.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389