A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Natal, por meio da Comissão de Saúde Prisional, realizará nesta quarta-feira (22), a partir das 13 horas, no Pavilhão Feminino do Complexo Penal Doutor João Chaves, ações voltadas a saúde das mulheres privadas de liberdade.
As atividades serão desenvolvidas pelas representantes do Setor da Saúde da Mulher, do Homem e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Joana Darc e Fabíola Andréa, juntamente com os servidores do Departamento de Atenção Especializada (DAE) e profissionais do Distrito Sanitário Norte II, que é a unidade responsável pelo trabalho realizado no complexo penitenciário.
Durante a tarde desta quarta-feira, vários atendimentos serão realizados, como a aplicação da vacina de difteria, tétano e tratamentos voltados a doenças dermatológicas. A expectativa é que aproximadamente 100 mulheres serão atendidas.
De acordo com Fabíola Andréa, as reuniões de planejamento e avaliação do presídio acontecem mensalmente e tem como objetivo oferecer e intensificar o atendimento para melhor atender a saúde das mulheres privadas de liberdade.
“Para que os trabalhos sejam realizados com sucesso e total segurança dos profissionais da área de saúde e também das presidiárias é necessário um agendamento antecipado para não atrapalhar a rotina prisional”, afirma Fabíola Andréa.
As ações geralmente são trabalhadas de forma pontual. Outras atividades já são desenvolvidas no complexo de forma regular, como a realização de exames preventivos, campanhas de vacinação, teste rápido de Sífilis e HIV, além de outros atendimentos realizados nas Unidades de Saúde.