Natal discute agenda de trabalho para a construção do Plano de Atendimento Socioeducativo

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e em parceria com a Rede de Proteção deram um importante passo na construção do Plano de Atendimento Socioeducativo (PMAS), documento que visa a formulação de diretrizes e tem o compromisso de avançar na política pública voltada a criança e ao adolescente.

É que na tarde desta quarta-feira (18), a Semtas reuniu na sala de audiência do Ministério Público do Trabalho, o Grupo de Trabalho (GT) que será responsável para a construção do PMAS. Ao todo, 21 instituições participarão diretamente no processo.

Durante a reunião, a técnica de referência e chefe do Serviço de Proteção Social de Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), Barbara Azevedo, apresentou o trabalho desenvolvido pela Semtas e relatórios traçando o perfil dos jovens usuários do serviço em Natal.

“Um Plano como esse envolvendo toda a rede de proteção social é de extrema importância para o município de Natal. O desafio em buscar dados concretos é muito grande, mas, é fundamental que a elaboração e a materialização de um Plano, na perspectiva da garantia e defesa de direitos dos adolescentes que comentem atos infracionais, sejam de forma coletiva, com compromissos partilhados, envolvendo todos os atores sociais da rede de proteção social responsáveis pela promoção, proteção e defesa dos direitos desses adolescentes”. declarou a secretária da Semtas, Ilzamar Pereira