Primeira UPA de Natal será construída na zona Norte


Primeira UPA de Natal será construída na zona Norte

Um terreno localizado na rua Moema Tinôco da Cunha Lima, bairro de Pajuçara, zona Norte, irá receber a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Natal. A prefeita Micarla de Sousa fará uma visita ao local na tarde desta segunda-feira (24), às 15h.

O terreno foi escolhido após um estudo da Secretaria Municipal de Saúde, com base na avaliação da demanda de atendimentos da capital potiguar. A conclusão foi de que a região precisaria com mais urgência da implantação desta UPA. Em seguida, a Prefeitura implantará uma unidade na zona Oeste. Na visita de hoje, estará presente também o coordenador geral do Samu Natal, André Pinto.

Os recursos para a construção das duas primeiras UPAs foram anunciados pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na última quarta-feira (19), em uma reunião com a prefeita, o senador Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Henrique Eduardo Alves, em Brasília.

No mesmo dia foi publicada, no Diário Oficial da União, uma portaria assegurando os primeiros 10% do montante de R$ 3,5 milhões. A previsão é que as obras possam ser iniciadas dentro de 45 dias. O objetivo da administração municipal é construir cinco unidades do tipo, sendo pelo menos uma em cada região da cidade, até o final de 2010.

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana. As UPAs têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389