Um terreno localizado na rua Moema Tinôco da Cunha Lima, bairro de Pajuçara, zona Norte, irá receber a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Natal. A prefeita Micarla de Sousa fará uma visita ao local na tarde desta segunda-feira (24), às 15h.

O terreno foi escolhido após um estudo da Secretaria Municipal de Saúde, com base na avaliação da demanda de atendimentos da capital potiguar. A conclusão foi de que a região precisaria com mais urgência da implantação desta UPA. Em seguida, a Prefeitura implantará uma unidade na zona Oeste. Na visita de hoje, estará presente também o coordenador geral do Samu Natal, André Pinto.

Os recursos para a construção das duas primeiras UPAs foram anunciados pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na última quarta-feira (19), em uma reunião com a prefeita, o senador Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Henrique Eduardo Alves, em Brasília.

No mesmo dia foi publicada, no Diário Oficial da União, uma portaria assegurando os primeiros 10% do montante de R$ 3,5 milhões. A previsão é que as obras possam ser iniciadas dentro de 45 dias. O objetivo da administração municipal é construir cinco unidades do tipo, sendo pelo menos uma em cada região da cidade, até o final de 2010.

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana. As UPAs têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.