O Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal (NTE), promoveu na noite desta terça-feira (07), a aula final da formação tecnológica de 42 professores através da live “Por uma escola sustentável, Educação 4.0 e 5.0”. O objetivo da formação foi possibilitar aos formandos a importância das aplicações de recursos existentes, nos conceitos de Educação 4.0 e na clareza dos educadores para transmitir lives através de streaming e multi streaming, conceitos estes, abordados em Educação 5.0.

A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, proferiu uma mensagem na abertura da live destacando que a participação das pessoas nesta aula final compreende os processos tecnológicos da Educação 4.0 e 5.0 nas novas tecnologias educacionais.  “Estamos muito felizes em recebê-los nesta live e desejar que seja maravilhosa. Parabenizar aos alunos e aos professores que estarão ministrando essa live com muito sucesso”, disse.

O professor do NTE-Natal, Carlos Henrique de Lima, ressaltou que a importância do encontro, está presente na metodologia aplicada, estratégias utilizadas e objetivos a serem alcançados. “As tecnologias reduzem as distâncias, ampliam as possibilidades e contribuem para o compartilhamento de informações em realidades diversas”, afirmou o professor.

Duas turmas de Educação 4.0 e a outra de Educação 5.0 trabalharam as contribuições para o ensino remoto, fazendo com que os professores desenvolvessem uma das ferramentas mais utilizadas pelo sistema de ensino que é o podcast. “Desenvolvemos atividades, como mudança ou troca de um plano de fundo na tela, configuração de um áudio, de uma câmera, tudo isso era muito básico e quando nos envolvemos com algo um pouco mais complexo, então, percebemos que ainda temos muitos caminhos pela frente para entender o que realmente seja Educação 4.0 e Educação 5.0”, contou o professor Carlos Henrique.

A primeira palestra foi proferida pelo professor doutor Cassiano Zeferino de Carvalho Neto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CAPES/ITA). Ele conversou sobre Educação 4.0 e Educação 5.0, fazendo uma síntese da história da educação desde a Grécia aos dias atuais, destacando temas como a internet das coisas, cidade inteligente, inteligência artificial, sala inteligente, sociedade 5.0, realidade virtual, digitalização e a escola pública e educação mesclada.

Ele comentou que a educação não é mais só digital, analógica, presencial ou não presencial. “Você cria um processo editorial, educacional e isso gera ativos de conhecimentos. Não adianta ter informação guardada, precisa trazer a informação que é para servir as pessoas. E digitalmente vai construir essa escola ubíqua. Independente se a aula é na sala de aula, se é na casa do aluno, se é na praia, se é na montanha, não importa. Onde tiver um aluno tem que está a escola junto com ele”, pontuou.

Já o mestre Jerônimo Freire, professor Emérito da Universidade Potiguar, ministrou a segunda palestra com o tema “Minha escola é sustentável” e observou que o projeto educativo serve como uma proposta do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas. Os alunos realizam investigações nas escolas ou em suas residências através de desafios educativos relacionados ao meio ambiente. “O aluno vai fazer a medida de um gasto de água ou energia na escola, na casa dele e vai comparar os dados históricos e discutir a questão do consumo da água e da energia, mediante suas próprias investigações, ampliando uma riqueza de conhecimentos”, explicou o professor.