A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, garantiu a continuidade do Programa MenteInovadora na Rede Municipal de Ensino com um contrato de dois anos (2024-2025) com a empresa de tecnologias educacionais Mid Lab Brasil. Serão beneficiadas com a execução da metodologia 25 unidades escolares, contemplando as etapas de Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Geral da SME, Aldo Fernandes de Sousa Neto, o referido contrato para vigência do biênio 2024-2025 representou uma economia de R$748.678,00 para a Rede Municipal de Ensino de Natal. "O valor objetivo da contratação se deu no quantum de R$ 3.921.832,00 para um período de 24 meses, com uma redução de custo significativa para a SME-Natal, tendo em vista a contratação para estes dois anos, e ainda considerando que tivemos um aumento de alunos e unidades contempladas, afirmamos que houve vantajosidade para a administração em realizar uma contratação bienal", ressaltou o adjunto.

Em 2024, o investimento foi de R$2.335.255,00, e para 2025, ficou na ordem de R$1.586.577,00. Realizando comparativo com a contratação anterior, contemplando 22 unidades de ensino e o atendimento de 4.514 estudantes, o investimento foi de R$1.729.968,00, com duração contratual de 12 meses.

Em 2024 e 2025, serão beneficiados com a execução da metodologia 25 unidades de ensino (CMEIs e Escolas), contemplando 5.482 estudantes (Educação Infantil e do Ensino Fundamental).

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, o lúdico é um fenômeno também presente no contexto escolar. “Por isso, o Programa MenteInovadora tem promovido um ambiente rico em experiências brincantes que contribuem para ampliar as aprendizagens das crianças e possibilitar o desenvolvimento infantil”, destaca Capistrano.

A Mind Lab Brasil é uma empresa educacional que atua na construção de habilidades socioemocionais contribuindo para a formação humanizada de crianças e famílias, realizando parcerias com diversas escolas pelo Brasil. As ações do método de ensino consistem em valorizar o desenvolvimento da criança, por meio dos materiais pedagógicos e kits de brinquedos educativos, além das formações previstas para serem promovidas para os educadores infantis, professores e estagiários.