Via Livre entra na segunda fase e chega às escolas de Natal

O projeto Via Livre entrou na segunda etapa na manhã desta quinta-feira (30). Em parceria com as unidades de ensino, o projeto lançado no começo do ano pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) evitará congestionamentos e desrespeito às regras de trânsito na porta dos colégios, principalmente nos horários de embarque e desembarque de alunos. Este será o Via Livre nas Escolas, lançado hoje em solenidade realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde estiveram presentes diretores de várias instituições escolares da cidade.

O Via Livre colocará a disposição das escolas seus engenheiros e arquitetos para produzir novos projetos para as entradas dos colégios, com áreas de escape para estacionamento. Além disso, o transporte escolar será estimulado como forma de diminuir o fluxo de veículos nas ruas. As escolas também deverão contratar monitores com o objetivo de auxiliar a chegada e a saída dos alunos. Tudo será feito com a fiscalização da Semob, responsável ainda pela produção de campanhas educativas para evitar que os pais dos estudantes cometam infrações.

Secretarias parceiras

Para a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, “o projeto Via Livre é um sucesso por conseguir fazer o trânsito fluir melhor com um custo infinitamente barato”. A chefe do executivo destacou ainda o crescimento da ação. “No início, era apenas da Semob, mas hoje quatro outras secretarias colaboram com a ideia. Quem bom que estamos avançando com atitudes que podem melhorar o trânsito”, disse a prefeita, referindo-se a colaboração das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), de Obras Públicas e Infra-estrutura (Semopi), de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana).

Para o titular da Semob, Kelps Lima, as escolas de Natal deverão aderir naturalmente ao programa. De início, dez delas já entraram com pedidos de licenciamento de projetos junto a Prefeitura. “Nós identificamos um grave problema nos horários de maior movimento das escolas. Mais grave ainda é no desembarque dos alunos, quando não há nenhuma segurança para isso. Aos poucos, as instituições vão aderir, até porque as ruas serão fiscalizadas e, caso o colégio não cumpra as orientações, os pais começarão a ser penalizados”, alertou.

Sociedade civil elogia Via Livre nas escolas

A iniciativa foi elogiada por representantes das escolas privadas de Natal e dos permissionários para transporte escolar na cidade. Para o coordenador do colégio Salesiano, professor Mário Sérgio de Oliveira, o projeto resolverá um problema de toda a cidade. “É a primeira vez nos meus trinta anos de vida dedicados ao ensino que as escolas estão sendo chamadas para se chegar a um denominador comum sobre o que é bom para toda a comunidade”, ressaltou.

Também presente a solenidade, Kennedy Diniz, representante da cooperativa de proprietários de transporte escolar, elogiou o trabalho, principalmente pelo fato de contribuir com quem trabalha com o fator tempo na direção de seus veículos. “O Via Livre já está desafogando o trânsito e continuará assim, ajudando não apenas ao usuário das ruas, mas a quem trabalha com transporte e que precisa muito daquele tempo perdido no congestionamento”, afirmou.