Saude capacita profissionais para lidar com a gripe influenza A

Saude  capacita profissionais para lidar com a gripe influenza A

Em decorrência do estado de emergência da Saúde Pública Internacional devido a circulação do vírus da Influenza A (H1N1) no mundo, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, inicia nesta quinta 30, pela manhã, mais uma capacitação em Manejo Clínico e Terapêutico da Influenza A (H1N1) para médicos e enfermeiros da rede e dos hospitais do município, no Hotel Praiamar, que fica na Rua Francisco Gurgel em Ponta Negra.

A intenção é atualizar os profissionais sobre as novas mudanças do Protocolo de Manejo do Ministério da Saúde.

O curso que será ministrado pelo consultor da SMS, infectologista, Luiz Alberto Marinho, irá abordar o tratamento de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas graves, entre outros cuidados.

A capacitação vai reunir cerca de 240 profissionais da rede municipal (Estratégia da Família, Atenção Básica, Pronto atendimentos; SAMU, e dos Hospitais de Natal como o da Guarnição; Naval, Universitário, Onofre Lopes; São Lucas; Varela Santiago; Walfredo Gurgel; Memorial; Antonio Prudente; Médico Cirúrgico; da Polícia, do Coração; Promater; Policlínica do Alecrim; Hospital Unimed; Hospital Natal; IMep; Maria Alice.

O curso que segue nos dias 4, 6 e 11 de agosto no Hotel Praiamar.

A recomendação segundo o Ministério da Saúde, é que se a pessoa está com síndrome gripal (gripe comum), deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, ou seu médico ou pronto atendimento. Caso seja identificada doença grave, o paciente será referenciado para o Hospital Giselda Trigueiro. Explicou, a chefe da Vigilância Epidemiológica, Viviane Albuquerque.

NOVA DEFINIÇÃO DE CASO SUSPEITO DE DOENÇA RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE:

Indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda, caracterizada por febre superior a 38ºC, tosse e dispnéia, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais

A Influenza A (H1N1)

É uma doença respiratória de transmissão pessoa a pessoa, ocorre principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

O Ministério da Saúde recomenda para manter a prevenção:

1. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
2. Evitar o contato direto com pessoas doentes;
3. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
4. Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
5. Lavar sempre as mãos;
6. Evitar ambientes fechados e aglomerações
7. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes.
8. Não usar medicamentos sem orientação médica.
9. Em caso de febre alta de maneira repentina ( maior que 38º C) e tosse acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória procurar assistência médica na unidade mais próxima de sua residência.