Os técnicos do Setor de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) estão sendo beneficiados com Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O objetivo do curso é oferecer especialização a atores sociais das zonas urbana (envolvidos com projetos de ações sociais do governo federal) e rural (envolvidos em ações da reforma agrária), formando-os a partir de conceitos e práticas de gestão social e do processo técnico-administrativo para o desenvolvimento social e territorial sustentável.
É um curso de especialização lato sensu com 360 horas-aula em educação contextualizada na perspectiva da melhoria da qualidade de vida para as populações menos favorecidas economicamente tanto na cidade quanto no campo.
O curso é pioneiro na área de Economia Solidária do país. Como ainda não existia nenhum curso de graduação em Economia Solidária no Brasil, os professores da UFRN, Washington de Souza, Marcos Adler e Juarez de Paiva (esses dois últimos ex-estagiários do Setor de Economia Solidária da Semtas), decidiram enviar um projeto ao CNPQ visando a criação do Curso de Especialização em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial. Aprovado o Projeto, o curso foi ofertado pela Semtas aos técnicos do Setor de Economia Solidária da Secretaria.
“A Semtas sempre estabeleceu uma estreita parceria com a UFRN nos seus mais diversos setores. O Setor de Economia Solidária recebeu vários estagiários que, após cumprirem seus estágios, retornavam para a Universidade fascinados pela Economia Solidária”, afirma João Evangelista Bezerra, técnico do Setor de Economia Solidária da Semtas.
Cinco técnicos do setor foram beneficiados com o curso de especialização, que teve início em junho de 2011 e será concluído no final de dezembro. “Já estamos defendendo as monografias em bancas públicas”, declara o técnico.