Não é difícil acreditar que através da leitura atravessamos fronteiras, viajamos por lugares desconhecidos e aprimoramos os nossos conhecimentos. Pois foi justamente isso que um grupo de 12 educadores potiguares fez durante uma semana do mês de setembro, só que literalmente. O grupo de professores, todas da rede municipal de ensino de Natal, fez uma viagem de intercâmbio para Colômbia, onde conheceram iniciativas inovadoras de incentivo a leitura , assim como mostraram as experiências desenvolvidas com seus alunos em Natal.
E por se tratar de uma experiência extremamente rica e transformadora foi que os professores viajantes organizaram o Intercâmbio de Escolas Leitoras da Rede Municipal de Ensino de Natal, ocorrido no último dia 12, no auditório do CEMURE. Durante toda a manhã, os professores compartilharam suas experiências com os gestores das escolas municipais e, principalmente, com os multiplicadores das salas de leituras. Durante as falas dos professores, os relatos de uma experiências realmente inesquecível.
O início
A viagem foi possível graças a uma parceria entre o Instituto C&A de Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal de Educação de Natal e o Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE. Tudo começou ainda em 2011, quando as escolas municipais participaram do concurso "Escola de Leitores" que selecionou as cinco escolas da rede cujos projetos de leitura foram considerados os melhores. As unidades de ensino que tiveram destaque no desenvolvimento de projetos direcionados para a formação do leitor foram as Escolas Municipais Amadeu Araújo, Erivan França, Emmanoel Bezerra, Celestino Pimentel e Santos Reis.
Em março deste ano, as escolas vencedoras foram certificadas em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa e passaram a receber suas premiações, entre elas, a viagem de intercâmbio para Colômbia para dois educadores de cada uma das escolas selecionadas. O grupo foi formado pelas professoras Rosângela Torquato, Vera Lúcia Vilela, Francisca Souza, Maria de Lourdes de Freitas, Carolina do Amaral, Olívia de Carvalho, Maria Núbia Arruda, Rosimar Moreira e Cristina de Lima. O grupo contou com mais duas educadoras: a professora Mirian Dantas de Araújo, que integrou de professores em nome da Secretaria de Educação por ser responsável pelo acompanhamento das escolas formadoras de leitores, e a professora Síria Fernandes de Lira, representante do IDE. ``A viagem à Colômbia teve como objetivo promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Colômbia e possibilitar aos educadores brasileiros conhecer experiências exitosas em políticas públicas de promoção da leitura´´, ressaltou a professora Mirian Dantas, afirmando que a experiência foi bastante enriquecedora. ``Tivemos uma ótima oportunidade de observar novas experiências em prol da leitura e reforçar que, aqui em Natal, estamos no caminho certo``.
Além da viagem, as escolas que apresentarem os melhores resultados nos projetos desenvolvidos em prol da formação de leitores receberam também um prêmio de R$ 12 mil, direcionada para incrementar esses projetos.
Na prática
E todo o exemplo de sucesso relatado durante o Encontro tem motivado as escolas municipais a transforarem também as suas realidades. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Santos Reis, professora Raquel Ramalho, a experiência é possível de ser colocada em prática, com resultados bastante significativos para as crianças envolvidas. “Temos um trabalho de relevância sendo colocado em prática, envolvendo diariamente 180 crianças”, afirmou professora Raquel, ressaltando ainda que a Santos Reis conta com um acervo de qualidade e as mediadoras realizam um trabalho efetivo junto a comunidade escolar. “
O sucesso do trabalho é motivo de orgulho, também, da professora Edilmar Lisboa, mediadora da sala de leitura. “Temos um cronograma de atividades, que são colocadas em prática de acordo com o desenvolvido das turmas. Além disso, ainda contamos com ações específicas para funcionários, professores e para os pais de alunos que quiserem participar. A nossa sala de leitura está sempre aberta e cheia de leitores.