Qualificação abre espaço no mercado de trabalho e gera bons negócios

Em apenas seis meses passar de desempregado a microempreendedor, dono do seu próprio negócio e oferecendo emprego. Um sonho distante para muitas pessoas, principalmente com os altos níveis de competitividade e exigências do mercado de trabalho, conseguir uma vaga torna-se cada vez mais difícil.

A saída para muitos natalenses está na qualificação profissional. E foi nisso que Carlos Seixas, 31 anos, investiu. Ele procurou os cursos gratuitos oferecidos pelo Centro Público, recomendação que recebeu de um amigo. Após passar um período trabalhando como garçom, ele que estava desemprego, precisava aumentar suas chances de reinserção no mercado. “Fiz três cursos que me ajudaram bastante: informática, auxiliar administrativo e garçom. Enxerguei a necessidade de me capacitar”, conta Carlos.

Em Natal existem duas unidades do Centro Público. Uma no bairro do Alecrim e a outra em Cidade Alta. Coordenados pelo Departamento de Empreendedorismo, Incentivo às Ações para o Trabalho e Qualificação Profissional da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), os Centros promovem cursos de qualificação social e profissional para jovens e adultos de baixa renda, visando o combate ao desemprego. Além disso, também atuam na intermediação de mão-de-obra, emissão de carteira de trabalho e previdência social, intermediação financeira a microempreendedores, entre outros serviços. Desde o início do ano, os Centros Públicos já realizaram mais de oito mil atendimentos, captaram 1.072 vagas, treinaram 775 alunos e inseriram 334 no mercado formal, e Carlos éstá entre essa estatística.

Apesar da experiência que havia adquirido anteriormente durante o período em que trabalhou como garçom, Carlos não pensou duas vezes ao se matrícular no curso. Ele está certo de que o período de aprendizagem vivenciado teve um papel fundamental na sua formação para o mercado. “Acredito na importância da atualização e qualificação constante do profissional. O fato de haver trabalhado com isso antes não significa que eu já tenha aprendido tudo que precise saber. O curso foi muito importante porque me ensinou a interagir adequadamente com os clientes, servi-los bem. E esse é o diferencial que os empresários observam na hora de fechar o contrato”, afirma. “Com os cursos oferecidos pelo Centro Público eu senti a diferença. Não era só teoria, ficar em sala de aula. Eles colocavam a gente para estagiar. Eu senti como é a prática, conheci situações bem reais”, acrescenta Carlos.

Graças à parceria recentemente firmada entre a SEMTAS e os hotéis Pirâmide e PraiaMar, os alunos dos cursos oferecidos na área de turismo terão a oportunidade de estagiar e colocar em prática os conhecimentos apreendidos em sala de aula. E o incentivo que faltava para começar o próprio negócio já não depende mais de financiamento – através de assinatura de convênio, o Banco do Brasil passará a criar linhas de crédito para beneficiar microempreendedores que tenham passado pelos Centros Públicos. O primeiro deles será Carlos Seixas.

"Ter crédito para abrir seu próprio negócio pode levar bastante tempo, sem falar no processo burocrático. Com essa parceria que firmamos com o Banco do Brasil, nossos alunos saem ganhando porque não irão precisar passar por isso, eles terão atendimento diferenciado para agilizar a implementação de seus projetos", esclarece a gestora da SEMTAS, Rosy de Sousa

A determinação e o apoio dos professores dos Centros Públicos também foram determinantes para o sucesso de Carlos. Em cerca de seis meses, ele passou de desempregado a empregador, algo que não imaginava ser possível. Criou o serviço de buffet “A Festa É Sua.Com” e planeja oferecer empregos temporários a quinze colegas que também fizeram o curso de garçom, para servir em festas. O folder publicitário do negócio, aliás, foi feito no computador pelo próprio empresário, que se valeu dos conhecimentos adquiridos durante o curso de informática.

Com a abertura da linha de crédito, sua empresa será legalizada e ele passará a emitir nota fiscal, o que significa maior possibilidade de contratos para fornecimento de seus serviços para empresas e participação em licitações. De imediato, ele irá empregar um auxiliar de cozinha, com carteira assinada. O jovem empreendedor irá dispor de subsídios para expandir e melhorar seu negócio através da aquisição de forno industrial, freezer, geladeira e tamtos outros materiais de trabalho. “Quem sabe até posso adquirir um meio de transporte para fazer as compras e entregas”, planeja o micro empresário.

As novas turmas dos cursos oferecidos pelos Centros Públicos começam dia 3 de agosto e duram 2 meses. No Alecrim, são duas turmas de camareiras e duas de operador de micro, à tarde e à noite. Em Cidade Alta, serão oferecidas treze turmas nos três turnos com uma média de 25 alunos cada, para os cursos de operador de micro, produtor de beleza, auxiliar administrativo, manicure, garçom e inglês. Uma oportunidade para mudar de vida, assim como fez Carlos, o mais novo empreendedor da cidade.