SAMU de Natal qualifica profissionais


SAMU de Natal qualifica profissionais
Crédito da imagem: Divulgação

Visando garantir a qualidade dos serviços e prevenir acidentes de trabalho, o Núcleo de Educação Permanente - NEP do SAMU vem realizando desde o início do ano, treinamenrtos e cursos periódicos para os profissionais de saúde.

 “Com a capacitação ao longo do ano, os profissionais adquirem mais experiência, melhor atendimento, e maior segurança. Todo mês, estabelecemos um tema de saúde”, explica a coordenadora de enfermagem do SAMU, Wilma Dantas.

“De janeiro até agora, o SAMU já realizou diversas capacitações desde  conhecimentos práticos,  como imobilizações em pacientes vítimas de traumas, conhecimentos  teóricos, até os Pronto-atendimentos. “Estamos sempre renovando”,  frisou Vilma.

Para o enfermeiro do SAMU, Raniere Dantas, qualificar significa renovar. “Acho que todas as instituições, tanto pública quanto privada, deveria ter como meta a capacitação de seus profissionais. porque a área de saúde, está em constante evolução".

Hoje, o SAMU de Natal realiza capacitação sobre: imobilização em pacientes em pacientes vítimas de traumas; suporte básico de vida; semiololgia aplicada a enfermagem; rolamento, transporte e prancha; capacitação na Honda para técnicos de enfermagem. condutores de motolâncias;  avaliação clínica por profissionais de enfermagem.

O SAMU também já fez capacitação em suporte básico de vida e toda a rede do SAFU - Sistema de atendimento Fixo de Urgência; capacitação em suporte básico de vida através do SAFU, capacitação de suporte avançado de vida com todos os médicos e enfermeiros em Atendimento pré -.hospitalar, com o Grupo Águia do Rio de Janeiro.

 
Serviço de referência

O SAMU dispõe de 9 ambulâncias básicas – para suporte básicos, com um técnico de enfermagem, 1 condutor socorrista; três ambulâncias UTI de  suporte avançado – para casos mais graves e sete motolâncias que agora são conduzidas por técnicos de enfermagem. Os condutores além de conduzir as motos, também prestam atendimento, reduzindo o tempo resposta e são profissionais da rede.

Nos dias 22 e 23 deste mês o SAMU realizou o Curso de Biossegurança no Trabalho destinado aos profissionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas do SAMU Natal e SAMU Metropolitano.

A capacitação que foi ministrada, pela enfermeira do SAMU, Gracy Kelly, Visou dar proteção e prevenção dos profissionais contra as doenças transmissíveis, abordando acidentes biológicos, químicos e acidentes mecânicos e traumáticos, informações sobre a gripe influenza A – H1N1.

Durante a capacitação, os 180 profissionais foram imunizados contra a gripe comum.
A gripe influenza A – H1N1

A influenza A – HINI é uma doença respiratória de transmissão pessoa a pessoa, ocorre principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Devido a ocorrências de casos de Influenza A – HINI, em muitos países, o Ministério da Saúde recomenda:

Aos viajantes que se destinos às áreas afetadas:
  1. Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas: substituir as máscaras sempre que necessário;
  2. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
  3. Evitar o contato direto com pessoas doentes;
  4. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  5. Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
  6. Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens afetadas;
  7. Não usar medicamentos sem orientação médica.

Em caso de febre alta de maneira repentina ( maior que 38º C) e tosse acompanhadas ou não de dores de cabeça , musculares, nas articulações e dificuldade respiratória, em um período de até 10 dias após saírem de áreas afetadas, procurar assistência médica na unidade mais próxima de sua residência e informar ao profissional seu roteiro de viagem.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389