SMS ampliará Rede de Atenção à Saúde Mental


SMS ampliará Rede de Atenção à Saúde Mental

A Secretaria de Saúde de Natal ampliará até o final do ano a rede de cuidados de atenção em Saúde Mental no município. Essa medida envolverá ações a curto, médio e longo prazo e de acordo com a secretária Ana Tania Lopes Sampaio uma das prioridades é a reestruturação e potencialização dos Caps - Centros de Atenção Psicossocial. 

 “Com parcerias e decisão política podemos avançar “, destacou a secretária durante reunião na SMS com os profissionais da Saúde Mental, realizado nesta quarta-feira (22). No encontro também foram anunciadas as ações da SMS para organizar e implantar a proposta de urgência e emergência e regulação em saúde mental no município. A Secretaria vai transformar dois Centros de Atenção Psicossocial - CAPS II em Caps III; implantar um Caps III no Distrito Sanitário Norte; qualificar os ambulatórios; e instalar três residências terapêuticas 

O Caps II, que atende em regime semi – aberto usuários com transtornos mentais, psicose e neuroses graves, será ampliado para oferecer serviços 24 horas com Caps III com ampliação de 8 leitos para cada serviço. 

“A eficácia da ampliação dos serviços só será possível com a rede articulada com as ações básicas de saúde (PSF), unidade básica, ambulatório de saúde mental, as urgências e emergências e disponibilidade do Onofre Lopes”, ressaltou Ana Tania.

Já está em negociação com a Secretaria Estadual e Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL a abertura de leitos em hospitais gerais.  

Esta é segunda reunião geral da secretária este mês com os profissionais da Saúde Mental. A SMS realizou a 1ª oficina para a implantação do Caps III, oficina de urgência e emergência e do fluxo da rede de saúde mental; oficinas de trabalhos com representantes das Policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial, Atenção Básica, Hospital João Machado, Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL e SAMU com consultores do Ministério da Saúde, Marcelo Kimati, Marcela Lucena e Elizabeth Freitas da SMS.    

Já na reunião de hoje, que contou com a presença do secretária estadual de saúde, George Antunes, foram discutidas as estratégias de pactuação da ampliação dos cuidados de atenção a saúde mental de urgências e emergências e fluxo de rede, conforme os princípios do Mistério da Saúde.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389