Educação promove Jornada Pedagógica

Nos dias 24 e 25, a Secretaria Municipal de Educação promoverá a X Jenat – Jornada de Educação das Escolas da Rede Municipal de Educação de Natal. O evento deste ano tem como tema central “ De sonhos, criações e realidades: novos olhares sobre o universo das linguagens” e acontecerá no Cemure.

O tema escolhido para a décima edição da Jornada aborda a linguagem como cenário discursivo emergente na contemporaneidade, realizando ações que, efetivamente, tornem o ambiente escolar favorável à construção de uma educação de qualidade.

Formatada para atender aos professores municipais, que trabalham em três turnos diferenciados, a programação do evento será aberta pela apresentação cultural da Escola Municipal Laércio Fernandes, seguida da mesa temática “A linguagem enquanto criação da realidade: múltiplos olhares”.

Em seguida, serão apresentadas as comunicações orais e pôsters, de autoria dos educadores atuantes na rede municipal de ensino. Ao todo, foram inscritos 70 trabalhos, divididos nos grupos de trabalho de Gestão, Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais -, Ensino Fundamental – anos finais – e Educação de Jovens e Adultos.

Esta mesma programação da sexta-feira será repetida nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Para encerrar a programação, está prevista uma conferência, no sábado pela manhã e com a participação de todos os educadores, da Dra. da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora Emília Cipriano Sanches, que abordará justamente o tema central do evento.

Depois das atividades coletivas, as equipes gestores de cada escola desenvolverão atividades vivenciais, focalizando a temática e gerando os encaminhamentos para o segundo semestre do ano letivo, já em curso.

Ao longo de sua trajetória, a Jenat vem se consolidando como importante espaço de formação dos educadores da rede municipal de ensino, ofertando a oportunidade de participação em palestras, grupos de trabalho, mesas-temáticas, apresentações de pesquisas e relatos de experiências. Todas essas atividades proporcionam a criação de um espaço de interlocução, vinculado a um conjunto de experiências do professor, que favorece o fazer pedagógico.

Para a secretária adjunta pedagógica da SME, professora Tânia Leiros, a Jenat é um momento de troca de experiência, que busca beneficiar pessoas, tanto pelo aspecto profissional quanto pelo aspecto pessoa. Para ela, muita coisa boa está sendo feita e isso precisa ser multiplicado entre os educadores. “Esperamos que esta X Jenat simbolize o plantio de novas ideias, novos direcionamentos para a educação pública, enfim, que plantemos vida, trocando e falando sobre nossas experiências exitosas”, finalizou professora Tânia Leiros.