O Centro de Referência da População de Rua (Centro Pop), desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), realiza nesta sexta feira (31) uma festividade em homenagem ao dia dos pais para seus usuários.

A atividade acontecerá no próprio Centro, que fica localizado na Avenida 25 de dezembro, 938, Praia do Meio, a partir das 9h, e contemplará cerca de 50 usuários do serviço. Segundo a coordenadora do Centro Pop, Célia Figueiredo, a programação se inicia com uma palestra a ser proferida por profissional de saúde do Hospital Onofre Lopes sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

 Logo após, haverá o café da manhã que será montado em uma grande mesa, para que todos se sintam integrados, como uma família. “É através do contato com o outro por meio dessas interações mais simples que as portas para o desenvolvimento social desses indivíduos se abrem. A interação por meio de festividades como essa é, por muitas vezes, o primeiro contato do morador de rua com uma coletividade, com o ser social e como sujeito de direito”, diz a coordenadora.

Depois do café da manhã, os usuários poderão ainda realizar corte de cabelo. Cinco voluntárias da Associação das Viúvas estarão à disposição para os cortes dos que se interessarem.

O Centro Pop trabalha com o intuito de extirpar da realidade da população de rua casos de violência, maus tratos e violação dos direitos da pessoa humana. As unidades trabalham em conjunto com outros programas da Semtas, podendo, através do Cadastro Único, encaminhar para programas socioassistenciais específicos.

 O acesso ao Centro Pop se dá através da demanda espontânea e dos encaminhamentos do Serviço Especializado em Abordagem Social e tem como o objetivo possibilitar condições de acolhimento efetivo na rede de serviços assistencialistas, para que assim a construção de uma nova realidade de vida seja obtida.