Semtas e Gebalis discutem projetos para erradicação de favelas em Natal

Crédito da imagem: D\'Luca

A secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, se reuniu na tarde desta segunda-feira (20), com os secretários adjuntos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Flávio Fonseca, da Secretaria da Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Carlos Nascimento, e o presidente da Gestão Municipal dos Bairros de Lisboa, Gebalis, Luis Natal, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

No encontro, foi pedido a Gebalis a contribuição técnica para que seja incorporado seu Know How nas ações da construção de um bairro social, que funcionará com os beneficiados do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. O presidente da Gebalis se prontificou em receber técnicos da prefeitura interessados em aprender o processo que foi obtido pela empresa em Portugal, para a construção de moradias sociais e erradicação de favelas em Natal .

“A vinda da Gebalis é para concretizar e retribuir o que visitamos em Lisboa. Luis Natal esteve na Casa de Passagem III, e este é o começo dessa parceria, é a troca de aprendizado mútuo”, declarou a titular da Semtas, Rosy de Sousa.
Nesta terça-feira (21) a partir das 10h00, os titulares das pastas municipais e o representante da Gebalis visitarão a comunidades da África, onde a Prefeitura desenvolve ações conjuntas com a articulação de diversas secretarias.

Sobre a Gebalis
A Gebalis foi fundada em 1995 e conseguiu erradicar as favelas em Lisboa desde 2000. A proposta da gestão é atender as famílias de poucos recursos que pagam cerca de 50 Euros pelo aluguel do imóvel, o que corresponde a aproximadamente 10% do salário mínimo lisboeta. Atualmente, são 24 mil habitações distribuídas em Lisboa. A Gestão também oferece a população projetos sociais que inserem as crianças nas atividades de preservação das áreas comuns da comunidade.