O secretário municipal de Educação (SME), Walter Fonseca, afirmou na tarde desta quinta-feira (16), que 55% dos estabelecimentos de ensino que integram a rede municipal de ensino de Natal, ficaram acima ou igual as metas estipuladas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), referentes a 2011 e que foram divulgados pelo Ministério da Educação esta semana, com dados sobre escolas em todos os municípios brasileiros.
Os números mostram uma radiografia da qualidade da educação no país. O Ideb, que é realizado a cada dois anos, vem sendo divulgado desde 2005. Com relação a Natal, em 2011 a cidade alcançou uma pontuação de 4 pontos nas séries iniciais e 3,2 nas finais. “No primeiro caso praticamente alcançamos o que estava projetado para o município, que era de 4,1. Esse bom desempenho é fruto dos esforços que temos concentrados na educação infantil e nas primeiras séries. Em 2009, por exemplo, havia 3 mil alunos nas antigas creches, os atuais Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que passaram de 22 unidades para 74 em toda cidade e hoje temos 15 mil alunos”, informou Walter Fonseca.
Séries
O índice avalia as séries iniciais (4º e 5º anos) e séries finais (8º e 9º anos). Walter Fonseca disse ainda que das 63 escolas municipais, 28 delas ultrapassaram a meta projetada pelo Ideb, o que representa um índice de 45% do total. Outros sete estabelecimentos municipais de ensino, ou 10%, se igualaram a meta.
“Ns demais 28 escolas, 45%, ficaram abaixo da meta estipulada do Ideb para elas. Nestes casos, junto com a coordenação pedagógica da SME, vou identificar os gargalos e partir daí para traçar diretrizes para que as metas estipuladas para 2013, quando ocorrerá uma nova divulgação do índice, sejam alcançadas”, disse Walter Fonseca.
Com relação ao índice alcançado nas séries finais, que chegou a 0,3 pontos a menos que a meta esperada, que era de 3,5, o titular da SME informou que isso também é fruto das constantes greves que ocorrem nesta faixa educacional. “Além disso, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, área da construção civil e linha branca de eletrodomésticos, além da instituição em 2009 da lei Wober Júnior que reduziu o repasse de ICMS para os municípios e também do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), tiveram reflexo nos investimentos para educação e contribuíram para que a meta não fosse alcançada nas séries finais”, analisou o secretário de Educação de Natal.
Nas séries iniciais a capital potiguar alcançou em 2005 (34,3), 2007 (3,7), 2009 (3,7) e 2011 (4,0). Nas séries finais teve em 2005 (3,0), 2007 (3,2), 2009 (3,2) e 2011 (3,2).