O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal deu continuidade a Semana de Mobilização Social e Controle do Calazar, nesta sexta-feira (10), com uma ação no Complexo de Lazer da SEMOB, no Conjunto Soledade II, no bairro Potengi.
Das 8h às 13h, foi realizada a coleta de sangue nos cães que foram dirigidos ao Complexo, para que pudesse ser feito o exame que detecta a Leishmaniose. Em casos de positividade, o CCZ entra em contato com o dono de animal para que possam ser realizados os procedimentos cabíveis.
Os principais sintomas do calazar em cães são crescimento das unhas, queda de pêlo, feridas no focinho e nas orelhas, emagrecimento e conjuntivite. Quando o animal apresentar esses sintomas, é importante que o dono entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses para que possa ser realizado o exame.
O Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Infantil Varela Santiago e o Hospital de Pediatria da UFRN são os locais que atendem pessoas que apresentam sintomas de Leishmaniose. Entre os sintomas da doença em humanos estão febre intermitente (por mais de sete dias, icterícia (pele amarelada), tosse seca e dor abdominal (causada pelo crescimento do fígado e do baço). Caso apresentados esses sintomas, a pessoa deve se dirigir a um dos hospitais citados.
Quando um caso de leishmaniose é confirmado, o Centro de Controle de Zoonoses faz um cerco de 300 m ao redor do local e realiza exames em todos, cães e humanos, que vivam dentro desse raio.
É importante salientar que um cão não contagia um humano. A transmissão da doença se dá por meio do mosquito palha (flebótomo), que se prolifera em ambientes sujos, ou que onde haja plantas que contenham seiva, como bananeiras e cana-de-açúcar, ou ainda galinheiros ou outros lugares onde sejam criados animais.
“Vale a pena investirmos nessa campanha e trabalharmos na conscientização das pessoas. Nós temos esse papel como cidadãos”, disse Úrsula torres, bióloga e coordenadora do Programa de Controle da Leishmaniose Viral do CCZ Natal.
Durante toda a semana foram realizadas atividades educativas que buscavam explicar a forma de contágio da doença, os sintomas e o tratamento, em escolas do Conjunto Soledade II. Entre elas estão a Escola Estadual Professor Varela Barca, Escola Estadual General Diáscoro, Escola Municipal Adelina Fernandes, Escola Laura Vicunha e Colégio Arco-Íris, sendo essas duas instituições privadas.
À tarde será realizada uma caminha de encerramento que vai da concentração na Escola Municipal Adelina Fernandes, na Rua Angra dos Reis, S/N, conjunto Soledade II, Bairro Potengi, e segue até a Escola Municipal Professor Varela Barca, que fica na Rua Serra Botucatu, S/N, Conjunto Soledade II.
O centro de Controle de Zoonoses (CCZ) se localiza na Avenida das Fronteiras, 1526, em Santa Catarina, em Potengi. Em caso de suspeita de leishmaniose, o CCZ atende nos números 3232 8237 ou 3232 9789.