A partir de amanhã, 19 de julho, o Banco do Brasil iniciará o trabalho de atendimento aos servidores no preenchimento das informações do Censo Previdenciário. Serão 50 facilitadores que percorrerão todas as secretarias, unidades de saúde e escolas municipais, para ajudar os servidores a preencherem os dados no Siprev e recolherem os documentos exigidos.

O Natalprev irá publicar ainda hoje no site da Prefeitura um conjunto de perguntas e respostas mais frequentes, mas os facilitadores do BB também estão aptos a responder às eventuais dúvidas no preenchimento dos dados e a realizar o cadastramento junto com o servidor. Os facilitadores também podem orientar quais documentos são necessários e estão autorizados a recolher as cópias exigidas. Aos servidores que entregarem os documentos diretamente para os facilitadores, não será necessário comparecer às agências do Banco na segunda fase.

A participação dos servidores no Censo só se encerra com a entrega da documentação. Segundo o presidente do Natalprev, Sylvio Eugenio Araújo Medeiros, quando os documentos forem entregues, seja aos facilitadores, seja às agências, será emitido um comprovante de participação aos servidores. “Este comprovante é a prova de conclusão do Censo e deve ser guardado pelo servidor”, afirma Sylvio Eugenio.


O Censo, que teve seu início adiado por dificuldades técnicas internas da Prefeitura, teve o apoio total dos técnicos do Ministério da Previdência na superação dos problemas e encontra-se plenamente operacional.

Segundo Sylvio Eugenio, os problemas técnicos que estavam atrasando o início do censo foram ocasionados pela plataforma utilizada pela Prefeitura do Natal. Para solucionar esses problemas e possibilitar o pleno funcionamento do Siprev – Gestão de RPPS, o Ministério da Previdência disponibilizou técnicos para oferecer suporte e orientar a equipe de tecnologia do município, de forma que fosse possível usufruir de toda a potencialidade e das vantagens do sistema.

Deverão participar do Censo todos os servidores estatutários da Prefeitura do Natal, ativos e aposentados, além de seus pensionistas. O Censo ocorrerá em duas fases, sendo a primeira realizada até o dia 17/08, por meio da Internet e a segunda, de 20/08 a 21/09, será para apresentação dos documentos de comprovação nas agências do Banco do Brasil.

A atualização dos dados será feita pelo próprio servidor em casa ou no seu ambiente de trabalho. O preenchimento dos dados é muito simples, basta acessar o site www.natal.rn.gov.br/censo. Ao fazer isso, será pedido login e senha. No lugar do login, o servidor deverá digitar o seu CPF e no lugar da senha, a seguinte numeração: 1, 2, 3, 4, 5 e 6. O sistema então irá pedir a atualização de uma nova senha. A partir daí, é só preencher os dados.

Para os servidores com necessidades especiais, ou para aqueles que se farão representar por terceiros, o atendimento deve ser agendado com o Natalprev, no telefone 3232-6962.

Após a realização do Censo, cada servidor (ativo, inativo ou pensionista) deverá comparecer ao órgão na data de seu aniversário para nova atualização cadastral.

Confira abaixo o passo a passo