Professores da Educação Básica sem licenciatura já podem escolher curso

Estão abertas as inscrições às vagas previstas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). São 52.894 vagas em 2009, para graduação exclusiva de professores em exercício, nas redes públicas estaduais e municipais de 18 estados. Para o Rio Grande do Norte, estão sendo disponibilizadas 458 vagas.

A meta do plano nacional lançado em 28 de maio deste ano é formar entre 2009 e 2011 330 mil professores que hoje dão aulas sem licenciatura. Do total de vagas, 52 % são em cursos presenciais, 48% em cursos à distância. O investimento do governo federal somará R$ 1,9 bilhão.

Os cursos de formação inicial serão oferecidos por instituições públicas de ensino superior.

O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma destas três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor em graduação, mas que leciona em área diferente daquela na qual se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura, que necessita de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 de conteúdos e 400 horas de estágio supervisionado. A segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para cursar na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.

As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire, no endereço http://freire.mec.gov.br/ssd/index/.